Nesse final de semana, a Polícia Militar do Piauí deu prosseguimento às operações Candeeiro, Silêncio e Paz, Sossego, dentre outras na região metropolitana e no interior do Estado, por meio dos Grandes Comandos e das respectivas equipes de cada área.
A Operação Candeeiro é promovida pela Coordenadoria Geral de Operações. No último fim de semana, foi posta em prática com os policiais militares das áreas dos Batalhões 5º, 8º, 13º e 16º, com policiamento Ostensivo Geral e Especializado, tendo como objetivo aapreensão de armas, entorpecentes, recuperação de veículos e orientação de pessoas, por meio de blitz, saturação e abordagens. Isso teve como resultado mais de 600 pessoas orientadas e abordadas, mais de 331 transportes, lavração de TCOs e Autos de Infração de Trânsito, remoção de veículos, assim como estabelecimentos também foram orientados.
E nas áreas do 5º, 6º e 8º, ocorreu a Operação Silêncio e Paz, com acompanhamento do Batalhão de Polícia Ambiental. Foram realizadas rondas ostensivas e preventivas, seguidas de abordagens e atendimentos de ocorrências, combate a aglomerações de pessoas e perturbação do sossego alheio. Além disso, o 17º BPM e a 2ª Companhia Independente do Promorar também deram continuidade ao combate à perturbação do sossego alheio com a Operação Sossego. Ambas as operações resultaram em apreensões de sons automotivos e caixas de som, totalizando mais de 11, e mais de 17 TCOs. O BPA também realizou operação de combate aos crimes ambientais, no qual foram resgatados 65 pássaros e gaiolas foram apreendidas.
Continuando com as operações, durante a semana, o 1º BPM e a CODAM realizaram policiamento na área do Centro, barreiras na Avenida Maranhão, combatendo a criminalidade e abordando pessoas. O 1º BPM também realizou saturação nos bairros e blitz na Avenida Marechal Castelo Branca no final de semana. O Esquadrão Independente de Policiamento Montado (EIPMONT) realizou patrulhamento nas praças e no mercado. Na área do 6º ocorreu blitz, o 13º procedeu com bloqueio em sua área e na Avenida Poty. E nas zonas sul e sudeste, ocorreu a Operação Cantinho Sul, realizada em conjunto pelo 8º BPM e 17º BPM, e teve Operação Start na Usina Santana. O Batalhão de Polícia Rodoviário Estadual (BPRE) atuou com blitz na Ponte Metálica e também com barreiras nas rodovias PI-113 e PI-130. O CPE realizou operação na zona sudeste, que resultou na apreensão de substância análoga à maconha e cumprimento de três medidas protetivas de mulheres vítimas de violência doméstica, TCOs e remoção de veículo.
Em Altos, o 21º BPM atuou no combate à criminalidade com realização de blitz, rondas e abordagens a veículos e pessoas nos diversos bairros da cidade e com a operação presença, com blitz e saturação, visando a prevenção de circulação de armas e drogas. No litoral, o 2º BPM deu prosseguimento a Operação Start nos bairros da cidade de Parnaíba e resultou em remoção de veículos. Em Paulistana-PI e Acauã-PI os policiais militares do 20º realizaram a Operação Divisa Segura atuando no combate ao tráfico de drogas, apreensão de armas de fogo, localização de pessoas foragidas da Justiça, veículos com restrição de roubo/furto, entre outros delitos.
E na cidade de Luzilândia, equipes do BPA, RONE, ROCAM, BOPE e EIPMON realizaram o patrulhamento da cidade, sendo as equipes dividas em dois turnos, além disso, a equipe do BOPE realizou uma palestra sobre novo cangaço para os policiais e instrução de ITI, montagem e desmontagem de armamento, operações de manejo com MD97, cal. 12 e M968. Em Guadalupe, também os policiais procederam com abordagens, assim como nas cidades de Jaicós-PI e Patos do Piauí. Equipes da 3ª CIA/ 4º BPM realizaram operações planejadas visando prevenir o tráfico de drogas e armas de fogo e arma branca. E o Grupamento de Polícia Militar de Marcos Parente lavrou TCO por descumprimento de medida sanitária no Povoado Junco.
Dentre essas operações, foram totalizados mais de 2.000 veículos abordados e mais de 3.500 pessoas orientadas e abordadas. A PMPI também dá prosseguimento ao cumprimento de manutenção da saúde pública por meio das operações de combate ao coronavírus, como em Castelo do Piauí, na entrada da qual os policiais militares abordam e orientam transeuntes, assim como realizam averiguações nos bairros. E também nos postos fiscais Retiro e Jacarandá que os policiais do BPRE e CIPTRAN atuaram nas barreiras sanitárias com as equipes de saúde. Por fim, a Polícia Militar do Piauí prossegue com as operações de policiamento ostensivo e preventivo, na manutenção da segurança pública, bem como da saúde.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades
DCOM