INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
CANIL do 4º BPM compartilha histórico da Unidade
11/09/2020 - 12:35  
  
Twitter 
Google+ 
CANIL/4º BPM
A trajetória do Canil do 4º Batalhão iniciou em meados de abril do ano de 2017, com o objetivo de reforçar o policiamento na cidade de Picos com o uso de cães farejadores para combater o tráfico de drogas na cidade. O Canil, inicialmente, passou a contar com dois cães em seu plantel, chamados de Kimera, da raça pastor belga de malinois e de Titã da raça pastor alemão, sendo construído na retaguarda do 4º BPM e contava com dois boxes para abrigar os cães. 

O efetivo era composto por dois policiais, o CB M. Brito e o SD Jardel, ambos especializados na área com o curso de cinotecnia realizado pela PMPI no ano de 2016. A semente foi plantada e com o passar de três anos, o Canil transformou-se e houve uma grande ampliação em suas dependências. Com a ajuda de empresários da cidade de Picos, a Companhia foi reestruturada e sua planta inteiramente modificada passando a contar com 07 boxes, 01 sala administrativa, 01 sala para treino de detecção, 01 área coberta para banho dos cães, 01 área gramada para treinos abertos, 01 área de soltura para atividade dos cães, 01 academia para atividades físicas dos policiais, 01 banheiro, 01 cozinha, 01 depósito. 

Hoje, o efetivo do Canil é composto por 08 policiais, sendo 01 oficial e 07 praças. Com uma área aberta e arborizada, atualmente, a Unidade proporciona bem estar e ampla autonomia para o binômio cão/policial trabalhar com altivez e motivação no combate ao crime. A seguir os cães que atualmente fazem parte do CANIL:

O cão Thor chegou ao Canil do 4º BPM, no dia 01 de novembro de 2018, através da SD Maura, que foi presenteada pela Polícia Civil do Estado da Bahia, quando ela foi fazer o Curso de Operações com Cães. No dia 15 de março de 2019, Thor participou da sua primeira operação no bairro Parque de Exposição, onde conseguiu localizar em uma residência 147 pedras de substância análoga ao crack. Desde então, Thor passou a ser acionado por diversas forças de segurança pública como PRF, Polícia Civil e Polícia Penal. No seu histórico, já contabiliza mais de 20 operações e mais de 100 kg de drogas apreendidas. O cão Thor é conduzido pelo CB Ferreira e SD Maura, realizando um excelente trabalho de combate ao tráfico de entorpecentes na cidade.

A cadela Megan chegou ao canil do Batalhão em janeiro de 2019, com apenas 50 dias de vida, trazida do estado do maranhão pelo SD Jardel, através de uma doação feita pelo policial civil Diego Santos da SENARC/MA. Pertencente a raça Pastor Belga de Malinois, Megan participou de sua primeira operação ainda como estagiária, na zona rural de Picos e conseguiu localizar cerca de 800 gramas de substância análoga à maconha em uma geladeira velha jogada na parte externa de uma casa. Desde então, treinos foram intensificados e nossa cadela já vem participando de inúmeras abordagens e operações. A cadela Megan é conduzida pelos Soldados Cleirivan e Jardel.

O cão Guns chegou ao Canil do 4º BPM no dia 29 de julho de 2019, oriundo do Estado da Bahia. Esse excelente cão é da raça pastor alemão de pelagem preta, de 5 anos de idade. Ele foi adquirido através de compra, sendo também o único cão de duplo emprego do Estado do Piauí.  É um cão que detecta entorpecente e faz o trabalho de guarda e proteção. Conduzido pelos Soldados Jardel e Márcio, o cão Guns já possui pelo menos 10 operações em seu currículo.

A cadela Gkay da raça Retrivier do Labrador, de 1 ano e sete meses de idade, foi adquirida através de compra. A cadela foi adquirida para fazer um novo tipo de trabalho frente ao Batalhão e à cidade de Picos, que é o trabalho de terapia assistida com cães, trabalho este realizado em diversos estados do país, através de parcerias com instituições públicas e privadas que visa o tratamento ou terapia de pessoas com algum tipo de dificuldade psicológica, seja psíquica ou neural. A cadela é conduzida pela CB Jéssica e tem como objetivo de trabalho levar para as pessoas docilidade e carinho, ajudando no tratamento de dificuldades de pessoas, sejam elas crianças, adultos ou idosos.

A cadela Jully foi através de uma parceria feita com o Canil Von Haus Sodrè na cidade de Pojuca na Bahia. A cadela chegou ao canil do 4º BPM com cerca de três meses e é da raça pastor alemão. Desde então, ela passou a ser treinada em socialização, generalização e ambientação. Por sua essência, o treinamento passou a ser voltado para guarda e proteção. Esse tipo de formação do cão visa treiná-lo para policiamento em estádios de futebol, revistas em presídios ou patrulha com o cão embarcado. Atualmente a cadela tem oito meses e será conduzida pelos Soldados Márcio e Cleirivan.

Max é um cão da raça Retrivier do Labrador e foi para o canil do 4º BPM no dia 01 de junho de 2020. Esse cão de 3 anos de idade e pelagem preta, foi treinado para a detecção de entorpecentes e foi doado pelo treinador de cães Luís Cláudio Ventin Mota, referência no treinamento de cães de detecção no nordeste. Conduzido pelo SD Muniz, esse cão de olfato apurado e sensível, será utilizado nas missões empregadas pelo batalhão como blitz, abordagens a ônibus, abordagens a edificações e veículos. 

O cão Kalifah é um pequeno cão que foi doado pelo policial civil Diego Santos da SENARC/MA. O cão possui apenas três meses de vida e é da raça pastor belga de malinois, sendo o mais novo do plantel de cães do Canil. Conduzido pelo SD Muniz, Kalifah irá passar por inúmeros testes até ser considerado apto ou não ao trabalho, e depois será treinado para a detecção de entorpecentes, armas de fogo e munição.


Fonte: CANIL/4ºBPM
DCOM

Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br