Nesse final de semana, a Polícia Militar do Piauí deu continuidade às operações no âmbito do policiamento ostensivo e preventivo, e de contenção da Covid-19, na Capital e no Interior.
Em Teresina, a Coordenação Geral de Operações realizou a Operação Candeeiro IV em conjunto com as equipes do CPM II, CPE e CPCOM, e policiamento das respectivas áreas, com objetivo de apreender armas, entorpecentes e recuperar veículos e, ainda, intervir nas situações de perturbação do sossego alheio, aglomeração de pessoas e orientação a população quanto ao uso de máscaras como medida de proteção e contenção da disseminação do coronavírus. Na sexta-feira (14), ocorreu na área do 17º Batalhão e Demerval Lobão e da 2ª CIPM do Promorar, onde teve orientação e fechamento de estabelecimentos comerciais que estavam com aglomerações de pessoas, nos bairros Mário Covas e Cidade Sul. No dia seguinte, sábado (15), foi nas áreas dos Batalhões 6º e 9º.
Além disso, o 1º Batalhão deu prosseguimento a Operação Agosto Seguro, objetivando o combate a criminalidade com rondas e abordagens a veículos e pessoas nos diversos bairros da área, transmitindo segurança, bem como orientando sobre as normativas dos decretos Estadual e Municipal referente à pandemia. A CODAM atuou no Centro com Operação Planejada, onde foi observado a preparação dos comerciantes para retomada das atividades. E na zona sudeste, o 8º BPM realizou blitz na estrada da Usina Santana e também rondas na região da Unidade, resultando na lavração de 05 TCOs, sendo 03 por perturbação de sossego e 02 por desobediência à medida sanitária, também foram apreendidas 03 caixas de som, 01 moto removida e 01 arma apreendida. Ademais, a equipe policial do 8º BPM reforçou o policiamento na cidade de Alto Longá-PI, sendo observado que os diversos estabelecimentos estavam fechados. Em Altos-PI, foi realizada uma Operação Planejada através do 21º BPM.
No litoral, a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) dando cumprimento ao decreto estadual, na retomada gradativa as atividades econômicas e com objetivo de evitar aglomerações, os policiais militares reforçaram o policiamento nas praias de Luís Correia, Coqueiro, Macapá, Maramar, Cajueiro da Praia e Barra Grande. O apoio policial teve como objetivo de manter a ordem pública, evitar aglomerações e fiscalizar o trânsito de veículo nas praias, sendo este proibido, seja para circulação ou para estacionamento, resultando na remoção de 05 motocicletas e 12 Autos de Infração de Trânsito.
Ainda no litoral, o 2º Batalhão, localizado em Parnaíba, realizou a Operação Sossego com as duas equipes da Força Tática e do PPTRAN, foram atendidas 15 ocorrências de som e foi confeccionado 01 TCO, com apreensão de um som automotivo e remoção de um automóvel. Também ocorreu a sanitização do Batalhão e das bases da Força Tática, GAECIM e PPTRAN, assim como das viaturas.
A equipe policial da 3ª Companhia do 7º Batalhão, localizada em Santa Filomenta, foi informada que no povoado Matas havia uma grande perturbação por conta de um som automotivo, ao chegar ao local foi constatada a veracidade da denúncia, o proprietário do veículo foi identificado e em seguida, foi lavrado o TCO. E a 4ª Companhia do 15º Batalhão realizou abordagens a veículos durante barreira sanitária instalada no portal da cidade de Castelo do Piauí e na saída para São Miguel do Tapuio, visando a conscientização quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual .
A Polícia Militar do Piauí prossegue com as Operações na região metropolitana, rural e em todo o Estado, a fim de garantir a manutenção da ordem pública, através do policiamento ostensivo e preventivo e também com orientações à população.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades
DCOM