A Polícia Militar durante este período da pandemia do novocoronavírus encontra-se na linha de frente do combate e desenvolve diuturnamente diversas ações preventivas para colaborar com os órgãos de saúde nesta batalha contra a propagação da COVID-19.
As medidas estão sendo adotadas em todo o Estado do Piauí e o policiamento ostensivo vem sendo reforçado por meio de operações planejadas, abordagens e averiguações veiculares com o objetivo de evitar a prática de delitos. No total, desde o dia 06 a 09 de Julho foram feitas na Capital e Interior do Estado, 6.000 orientações a pessoas e 3.500 abordagens a veículos nas Cidades de Padre Marcos, Pedro Laurentino, Avelino Lopes, Morro Cabeça no Tempo, Luzilândia, Joca Marques, Joaquim Pires, São Miguel do Tapuio, Colônia do Gurgueia, Manoel Emídio, Eliseu Martins, Alvorada do Gurgueia, entre outras, juntamente com os profissionais de saúde e a vigilância sanitária, que realizam recomendações sobre o uso obrigatório de máscara, medições de temperatura e dedetização de veículos.
E de acordo com o SYSPM nesse mesmo intervalo de tempo foram feitos 941 atendimentos de ocorrências, sendo que 608 foram averiguações, 33 de auxilio/apoio, 29 de meio ambiente, 16 de desordem, dentre outras.
Em Castelo do Piauí, os policiais da 4ª Companhia do 15º Batalhão realizaram o acompanhamento de quatro ônibus que tinham destino as Cidades de São Miguel do Tapuio e Castelo. Os passageiros receberam informações e a vigilância sanitária efetuou os procedimentos recomendados.
Na Capital, as equipes da CGO, CPM II, BPRE, CIPTRAN, CEP, 1º BPM, 6º BPM, 8º BPM e Cavalaria atuaram através de blitzs e barreiras sanitárias em todas as Zonas de Teresina, bem como nas áreas comerciais e bancárias da Cidade. Além do mais, fizeram o fechamento de estabelecimentos que estavam em descumprimento aos decretos. E como uma medida adotada para garantir a segurança dos policiais, o 1º Batalhão, passou por sanitização de suas dependências.
Além disso, as barreiras sanitárias permanecem nos Postos Fiscais de Jacarandá, Pipocas, Lagoa Seca, Cova Donga e em Dom Inocêncio, que são localizados na Divisa do Piauí com demais Estados. As barreiras visam o controle do fluxo de pessoas oriundas de outros locais e que chegam ao Piauí e também realizar a identificação de possíveis casos de pessoas com coronavírus.
A Polícia Militar prosseguirá indo para as Ruas garantir a proteção da sociedade piauiense visando contribuir através das orientações sobre os cuidados com higiene que devem ser adotados, e reforçar as solicitações para que a população mantenha a distância mínima de segurança de um metro e meio e evite aglomerações. Diante disso, a PMPI conta com a ajuda e coparticipação de todos para dar cumprimento às novas medidas que estão sendo adotadas. “Juntos somos mais fortes, se puder fique em casa”.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades
DCOM