A Polícia Militar do Piauí segue com operações de combate ao coranavírus em todo o Estado do Piauí, que estão resultando em níveis de isolamento social dentre os mais altos em todo o país. Para isso, continuam sendo feitas orientações a pessoas, fechamento de estabelecimentos e abordagens a veículos, ações realizadas conforme estabelecido nos decretos vigentes.
Os policiais militares estão atuando em conjunto com fiscais das prefeituras, profissionais da saúde, da segurança e órgãos municipais. As equipes dos Grandes Comandos, dos Batalhões e Unidades estão cumprindo com as determinações do Estado e Municípios, e também com policiamento preventivo e ostensivo nas áreas da Capital e do Interior. Nos últimos quatro dias, de 02 a 05 de julho de 2020, foram 3.443 atendimentos, 19.457 pessoas abordadas e orientadas, 13.236 veículos abordados, 2.064 estabelecimentos orientados e fechados, 104 TCOs, sendo 53 por infração às medidas sanitárias e 24 por perturbação de sossego, além de 152 Autos de Infração de Trânsito.

As blitz foram intensificadas na Capital, além das fiscalizações em todas as áreas com apoio dos Grandes Comandos, que atuaram em conjunto com os Batalhões em suas respectivas áreas. A Coordenação Geral de Operações atuou na Avenida Zequinha Freire e na Avenida Maria Antonieta Burlamaqui. Além disso, prestou auxílio ao 5º Batalhão em uma barreira na PI-112. Da mesma forma procederam os Comandos de Policiamento Metropolitano I e Policiamento Metropolitano II que agiram em conjunto com as respectivas Unidades. Desse modo, toda a região de circunscrição dos Batalhões 1º, 5º, 6º, 8º, 9º, 13º, 17º e 2ª Companhia Independente de Policiamento do Promorar, realizaram abordagens e policiamento, que resultaram em fiscalizações e fechamento de estabelecimentos na área metropolitana e rural. Por sua vez, o Comando de Policiamento Comunitário, por meio da Companhia Independente de Policiamento Escolar, realizou orientações educativas e entrega de máscaras para pessoas que transitavam nas principais avenidas da zona norte.
O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual realizou barreira na PI-112, na PI-113 e na Ponte Nova 130. A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito procedeu com abordagem a veículos e pessoas em busca de armas, entorpecentes, veículos roubados e orientações, por meio de blitz no Mocambinho, na Avenida José Gonçalves, zona leste, e na zona norte. A Companhia Cosme e Damião (CODAM) esteve na Ponte da Amizade, que liga Teresina-PI e Timon-MA, realizando também barreira.
E ainda aconteceram operações de combate à proliferação do coronavírus, com atuação de dispersão de aglomeração, perturbação de sossego através da Operação Silêncio e Paz realizado pelo Batalhão de Polícia Ambiental em conjunto com o 8º e 9º BPM. E também policiamento ostensivo com a Operação CPE nas ruas e Operações de Julho Seguro e Saturação nas áreas das Unidades.
No interior, em São Gonçalo do Gurguéia, o 7º Batalhão, por meio do Grupamento de Polícia Militar da cidade, realizou verificação de uma denúncia de aglomeração na localidade Buritizinho. Então, a equipe policial foi ao local, realizou a dispersão e lavrou TCO por infração à medida sanitária. Igualmente, foram realizadas fiscalizações em Corrente, Cristalândia, Barreiros, Riacho Frio, Santa Filomena e Gilbués. O 4º Batalhão intensificou as abordagens na estrada que dá acesso a Picos-PI, assim como em toda cidade. Em Alto Longá, foi realizada uma barreira na entrada do município e, em Altos, foi lavrado TCO devido oficina mecânica estar descumprindo com os decretos.
Em Parnaíba, o 2º Batalhão esteve na BR 343, na estrada da Pedra do Sal, na Lagoa do Portinho e em Ilha Grande. Em Cocal, a 2ª Companhia do 2º BPM também operou com abordagens. A Companhia Independente de Policiamento Turístico atuou na zona rural de Luís Correia, em Cajueiro da Praia, e fez rondas, blitz e barreiras nas praias de Atalaia, Peito de Moça, Praia do Coqueiro, Arrombado, Macapá, Maramar e confeccionou TCO por desobediência às medidas sanitárias.
Nos postos fiscais, o BPRE e CIPTRAN estão adotando medidas de orientação às pessoas e abordagens aos veículos, prestando apoio à Vigilância Sanitária nos postos de Jacarandá, Retiro, Cova Donga, Dom Inocêncio, Lagoa Seca e também nas divisas de São João da Fronteira com Tianguá-CE, Cocal-PI com Viçosa-CE, entre outras. E nesse final de semana, o 20º Batalhão deu assistência no Posto de Pipocas e em Acauã-PI. Da mesma forma, equipes policiais atuaram nas Rodagens de Floriano e Picos. Na entrada da cidade de Castelo do Piauí, os policiais militares da 4ª Companhia do 15º Batalhão conscientizaram as pessoas sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual para proteção e combate à disseminação do vírus. O 10º Batalhão, situado em Uruçuí, juntamente com equipes da saúde esteve em Bertolínia, Sebastião Leal, Barra Grande do Ribeiro e Porto Alegre.
A 2ª Companhia do 19º Batalhão, localizada em Colônia do Gurguéia, segue realizando os procedimentos de combate à disseminação da Covid-19, em conjunto com os GPMs que agem nas cidades Alvorada do Gurgueia, Eliseu Martins e Manoel Emídio. A 2ª Companhia do 15º BPM, em São Miguel do Tapuio, e os GPMs de Assunção do Piauí e Buriti dos Montes, além de Joca Marques e Joaquim Pires, pela 3ª Companhia do 12º BPM, em Luzilândia, também continuam atuando diuturnamente nas fiscalizações.
Da mesma forma, as Unidades das cidades a seguir dão prosseguimento no cumprimento aos decretos de contenção da Covid-19: Oeiras, Marcolândia, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Wall Ferraz, Paes Landim, Morro do Chapéu, João Costa, Batalha, Várzea Branca, Fartura, Palmeira do Piauí, Nova Santa Rita, Avelino Lopes, Lagoa do Barro, São Braz, Dirceu Arcoverde, Santa Rosa, Santo Inácio, entre outros municípios do Piauí.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades
DCOM