A Polícia Militar durante toda a semana adotou ações preventivas e de fiscalização do cumprimento dos decretos governamentais. Resultando na orientação de 5.000 pessoas a cerca das medidas que devem ser adotadas no decorrer da pandemia da COVID-19. Três mil veículos foram averiguados e sanitizados e 150 estabelecimentos comerciais foram fechados e os respectivos proprietários foram orientados. E segundo dados do SYSPM, no período do dia 22 a 25 de junho, as guarnições atenderam 803 ocorrências, 489 foram averiguações, 34 meio ambiente, 30 auxilio e apoio e 14 desordem, dentre outras.
As barreiras sanitárias, medida preventiva adotada desde o inicio da transmissibilidade do coronavírus segue sendo realizada nas divisas do Piauí com os demais Estados. Os Postos Fiscais de Cova Donga, Lagoa Seca, Pipocas, Jacarandá, Dom Inocêncio e em São João da Fronteira contam com policiais militares e equipes de saúde e da vigilância sanitária que efetuam medição de temperatura, sanitização de veículos e controle do fluxo de pessoas adentrando o Estado.
Dentre as ações, destaca-se também a higienização das viaturas em Cocal da Estação e dos prédios do Posto da SEFAZ e em São João da Fronteira, como medida para garantir a segurança e bem estar dos profissionais de saúde e de segurança que nestes locais atuam.
E nas Cidades de Castelo do Piauí, Luzilândia, Esperantina, Madeiro, João Costa, Joaquim Pires, Joca Marques, Campo Largo, Colônia do Gurgueia, Eliseu Martins, Alvorada do Gurgueia, Manoel Emidio e em Campo Alegre do Fidalgo, policiais militares auxiliam os profissionais da saúde na conscientização da população quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual e a circulação desnecessária em via pública.
O 1º Batalhão e o 8º BPM intensificaram o policiamento ostensivo por meio de rondas na Zona Sul e Sudeste de Teresina, visando garantir a manutenção da ordem pública, combater ações delituosas e também repassar informações aos populares sobre as normativas dos decretos vigentes.
Durante o final de semana a Polícia Militar irá às ruas na Capital e Interior do Estado para reforçar as fiscalizações do cumprimento das novas medidas adotadas pelo Estado do Piauí e conta com a colaboração da sociedade no combate ao coronavírus. “Juntos somos mais fortes, se puder fique em casa”.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades
DCOM