No decorrer do dia 15 até o dia 18 de junho do corrente ano, a Polícia Militar esteve empenhada em dar prosseguimento às barreiras sanitárias visando informar a sociedade e orientá-la a respeito das medidas preventivas que devem ser adotadas durante a pandemia da COVID-19.
Nesse período foram orientadas 10.600 pessoas e 7.000 veículos abordados e averiguados. Além das ações preventivas, o policiamento ostensivo continua sendo reforçado na Capital e no Interior do Estado. De acordo com o SYSPM 932 ocorrências foram atendidas, dentre estas, 544 foram averiguações, 47 de auxílio/apoio, 48 de meio ambiente, entre outras.
Policiais do BPRE e CIPTRAN prestam apoio aos órgãos de saúde e da vigilância sanitária no Posto Fiscal Retiro, Lagoa Seca, Cova Donga e em PIO IX. No município de Cocal da Estação, no Posto Fiscal de Jacarandá dois ônibus com 32 pessoas foram abordados e todos os procedimentos dos profissionais de saúde foram feitos, bem como três termos de isolamento social às pessoas que desembarcaram na Cidade. E em Acauã-PI divisa com Afrânio-PE um ônibus oriundo do Rio de Janeiro com destino a Paulistana foi parado e os agentes de saúde realizaram os procedimentos cabíveis.
A 2ª CIA/19º BPM realizou a orientação e o fechamento de 15 estabelecimentos nas Cidades de Colônia do Gurgueia, Alvorada do Gurgueia, Eliseu Martins e Manoel Emídio. A medição de temperatura e sanitização de veículos, além de recomendações para que se evitem a circulação desnecessária em vias públicas ocorrem também em Bom Jesus, Luzilândia, Madeiro, Joaquim Pires, Matias Olímpio, Joca Marques, Campo Largo, Dom Inocêncio e Altos.
Em Castelo do Piauí, dezessete passageiros de dois ônibus desembarcaram na escola CETI Cônego Cardoso, local onde receberam informações pela Secretaria de Saúde dos Municípios de Juazeiro do Piauí e de Castelo. A 4ª CIA/15º BPM fez ainda blitz e também o acompanhamento de um terceiro ônibus até a saída da Cidade.
A ROCAM do 2º BPM realizou rondas ostensivas em Parnaíba que resultaram na apreensão de cinco armas brancas e quatro substâncias análogas a maconha. E o 1º BPM efetuou o patrulhamento nos bairros, Vermelha, Redenção, Cabral, Marquês, Ilhotas, Vila Jerusalém, Vila Costa Rica, Vila Ferroviária e no Centro de Teresina, em torno das agências bancárias.
As medidas preventivas continuarão até o término da pandemia e a polícia militar permanecerá realizando o patrulhamento em toda a região metropolitana e interior do Estado para a preservação e manutenção da ordem pública, garantindo a tranquilidade e a segurança da sociedade piauiense. Faça a sua parte, ajude a prevenir e controlar o coronavírus.
PM na Rua, Povo em Casa, juntos no combate a COVID-19.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades
DCOM