Nesse final de semana foram adotadas novamente medidas mais rígidas de isolamento social no Estado do Piauí. Com isso a Polícia Militar intensificou as abordagens e orientações a pessoas e estabelecimentos durante a Operação Polícia Militar nas ruas, povo em casa. Além disso, foram realizadas também operações de policiamento ostensivo e preventivo.
Nos três dias, de 12 a 14 de junho, em todo o Piauí, a Polícia Militar atendeu 2.998 ocorrências; orientou e abordou 18.636 pessoas; abordou 11.206 veículos; orientou e fechou 919 estabelecimentos; lavrou 86 TCOs, sendo 14 por desobediência à medida sanitária e 51 por perturbação e realizou 131 Autos de Infração de Trânsito, dentre outros.
Em Teresina, os Comandos de Policiamento Metropolitano I e Metropolitano II realizaram averiguação e prestaram apoio aos Batalhões que atuaram em suas respectivas áreas: 1º, 5º, 6º, 8º, 9º, 13º, 17º e CIPM do Promorar, resultando em abordagens a pessoas, orientação e fechamento de estabelecimentos. O Comando de Policiamento Comunitário, por meio da Companhia Independente de Policiamento Escolar, esteve presente nas principais avenidas da zona norte. O Comando de Policiamento Especializado continua com a operação CPE nas ruas nas zonas norte e sul, e também ocorreu a Operação Silêncio e Paz. Ambas resultaram em apreensões, verificação de perturbação de sossego alheio, abordagens, entre outros. Além disso, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito realizou blitz na Ponte do Mocambinho. A Polícia Militar também está obtendo cuidados com higienização das unidades que, constantemente, estão passando por sanitização, como aconteceu no 6º Batalhão no final de semana.
A CIPTRAN e o BPRE também estão presentes nas divisas do Estado do Piauí, nos postos fiscais de Jacarandá, Retiro, Cova Donga, Pipoca, Lagoa Seca e em Dom Inocência na rodovia PI-140, e também essas Unidades prestam apoio aos Batalhões e Companhias do interior. Nesses locais, ônibus e vans foram abordados e os passageiros orientados, um destes, que vinha do Estado da Bahia e seguia para o Pará, foi averiguado no Posto Fiscal de Pipoca.
Nas demais cidades, também ocorrem as barreiras sanitárias com aferição de temperatura, sanitização dos transportes, abordagens a veículos e pessoas e orientações em estabelecimentos para diminuir a circulação desnecessária e manter o isolamento social. Nas áreas dos Comandos do Litoral Meio Norte, Semiárido e Cerrado, o trabalho é feito por meio da atuação dos Batalhões, Companhias e Grupamentos de Polícia Militar. Também continuam os atendimentos de denúncias, como em São Gonçalo do Gurgueia, onde o GPM atendeu uma senhora que estava denunciando o vizinho por estar com som muito alto, causando perturbação do sossego. A Guarnição foi ao local, constatou o fato e o homem estava com cinco amigos consumindo bebida alcoólica. Diante disso, a equipe policial solicitou que desligasse o som e foi lavrado um TCO por perturbação do sossego alheio.
As mesmas ações policiais foram reforçadas pelos policiais militares em Altos, Castelo do Piauí, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Madeiro, Campo Largo, Joaquim Pires, Joca Marques, Santa Filomena, Colônia do Gurgueia, Alvorada do Gurgueia, Eliseu Martins, Manoel Emídio e nos demais municípios.
A Polícia Militar do Piauí dá continuidade ao cumprimento dos decretos por meio das operações de combate ao coronavírus. Também conta com apoio da população, pois juntos venceremos!
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades
DCOM