Na manhã desta sexta-feira (15), o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, participou de uma solenidade restrita com o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, em homenagem ao Dia do Piauí, que foi antecipado para hoje, devido às medidas de contenção da COVID-19. Também esteve presente o Dr. Jefferson Campelo, representando os profissionais de saúde, que também estão na linha de frente de combate ao vírus.
A antecipação do feriado do Dia do Piauí, que é comemorado em 19 de outubro, e este ano completa 198 anos, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALEPI) em virtude da crise sanitária provada pela pandemia do novo coronavírus, a lei nº 7.371, de 11 de maio de 2020.
A medida adotada tem por finalidade provocar o fortalecimento do isolamento social, que está em conformidade com as novas providências realizadas pelo novo decreto, que estabelece ações mais restritivas para circulação de pessoas e funcionamento do comércio, com objetivo de conter a proliferação do vírus.
O Piauí tem uma importância histórica para o Brasil. No dia 19 de outubro de 1922, o Cel Simplício Dias e Silva retomou o comando militar da Vila da Parnaíba e proclamou a Independência da província em relação a Portugal, que ocorreu posteriormente a independência do Brasil. Outros líderes também participaram do movimento pela autonomia. Isso se estendeu para demais cidades do Estado como Oeiras, Campo Maior, com a Batalha do Jenipapo, priorizando a independência, um marco histórico.
O Dia do Piauí é marcado no calendário do Estado, desde 1937, devido à lei aprovada pela Assembleia Legislativa, de autoria do deputado José Auto de Abreu.
A Polícia Militar do Piauí segue presente garantindo a segurança da população do Estado e realizando fiscalizações, orientações e ações sociais, além do policiamento ostensivo e preventivo em todo o Estado, contribuindo para manutenção da saúde pública diante do atual cenário de crise na saúde.
Postagem: SAV Alveralicy
DCOM