A Polícia Militar do Estado do Piauí permanece dando cumprimento aos decretos municipais e estaduais e, além disso, intensifica as orientações, o patrulhamento ostensivo e as abordagens. No período de 6 a 12 de maio, foram feitas abordagens a 1600 veículos e a 4.280 pessoas que receberam informações sobre as medidas preventivas a serem tomadas para combater o COVID-19.
As Barreiras Sanitárias seguem sendo feitas com o apoio da vigilância sanitária e das equipes de saúde que realizam averiguação de temperaturas nos municípios de Alto Longá, Avelino Lopes, Barras, Batalha, Boa Hora, Buriti dos Montes, Cabeceiras, Colônia do Gurguéia, Cristino Castro, Curimatá, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Eliseu Martins, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Juazeiro do Piauí, Luzilândia, Madeiro, Marcolândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Santo Antônio,
Oeiras, Parnaíba, Paquetá do Piauí, Queimada Nova divisa com Afrânio-PE, Santa Filomena, Santo Inácio do Piauí, São João do Arraial, São João da Serra, São João do Piauí, São João da Varjota, São Miguel do Tapuio e Uruçuí. As barreiras sanitárias foram realizadas também no Posto Fiscal SEFAZ na PI 210, Posto Cova Donga, Lagoa Seca, Posto Fiscal Jacarandá em Cocal da Estação e no Posto Fiscal Pipocas, ambos localizados na Divisa do Piauí com outros Estados.
Em Castelo do Piauí, além das barreiras sanitárias a guarnição realiza blitz no Portal da Cidade para conscientizar a população sobre a importância do cumprimento do isolamento social e ainda efetuou a lavratura de um termo circunstanciado de ocorrência por perturbação do sossego. A equipe do GPM de Santa Rosa do Piauí, esteve dando apoio aos órgãos de saúde. Na ocasião foram feitas orientações sobre o uso de máscaras, a entrega de folders educativos e desinfecção de veículos.
Em Oeiras, a guarnição do 14º Batalhão realizou a abordagem a dois ônibus oriundos do Estado de São Paulo e outro do Estado do Goias, passageiros e condutores foram comunicados sobre os cuidados a serem tomados para combater a disseminação do coronavírus. A 2ª Companhia do 12º Batalhão, em Pedro II, intensificou as fiscalizações a comércios e a outros estabelecimentos que não se enquadram como serviços essenciais, estabelecidos pelos decretos governamentais.
A Companhia Independente de Policiamento Turístico, atuou na fiscalização de transporte de passageiros e veículos oriundos da Zona Rural com destino ao Centro de Luís Correia, bem como no cumprimento do uso obrigatório de máscaras, e fez a entrega de dezoito kits com máscara e álcool em gel a passageiros.
As guarnições da PMPI atuam ainda em supermercados, casas lotéricas e agências bancárias organizando filas e informando a população que devem manter a distância mínima e evitar aglomerações. Em Teresina, a CIPTRAN executou a formação de blitz na área do 8º Batalhão. E as equipes do 1º BPM, CODAM, 5º BPM, 9º BPM, 13º BPM, 17º BPM, BPA, BPRONE e EIPMONT desempenharam Operação Planejada reforçando o policiamento nas áreas comerciais e nos bairros da Capital com o policiamento preventivo e ostensivo para garantir a segurança dos Teresinenses.
Ações sociais foram feitas através da entrega de alimentos por parte de equipe do 1º Batalhão, localizado em Teresina e também pela guarnição de Matias Olímpio.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades
DCOM