Na manhã desta quinta-feira (30), ocorreu mais uma reunião em videoconferência da Polícia Militar do Piauí com os Comandos da Capital e do Interior para atualização das informações, reforço das medidas e reconhecimento do trabalho desempenhado pelos policiais militares no combate à COVID-19.
Inicialmente, o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, falou dos decretos do Estado e dos Municípios que serão atualizados, e que o trabalho da Polícia Militar seguirá sendo realizado, como já estava ocorrendo e intensificado no mês de Maio. Informou que recebeu elogios pelo empenho da PMPI nas ações desenvolvidas em todo o Estado e compartilhou com os comandantes o reconhecimento, assim como destacou todos os policiais militares envolvidos em operações, policiamentos, barreiras sanitárias, abordagens e que estão atuando e direcionando as pessoas diante dessa pandemia. Ele também aconselhou os Comandantes a realizarem reuniões com os policiais militares para analisarem o que foi feito no mês de abril e agirem sempre com mais experiência.
O Coronel Lindomar destacou que a PMPI não teve nenhuma baixa no efetivo e que os policiais militares que apresentam sintomas de COVID-19 estão sendo afastados preventivamente. Novamente, fortaleceu a importância das integrações nas fiscalizações com os municípios e equipes de saúde, atuando com policiamento principalmente nos bancos, lotéricas e nas unidades de saúde, locais propícios a aglomeração de pessoas. Solicitou que deve ser procurada também uma integração com as gerências, utilizando serviços de autofalante para organizar filas com o distanciamento adequado, além de proporcionar segurança e evitar concentração de pessoas no mesmo ambiente.
O Comandante Geral reforçou o decreto estadual que determinou o uso da máscara e disse que, sobretudo quando estiverem realizando patrulhamento nas ruas, fiscalização e nas barreiras, os militares devem estar utilizando as máscaras, além dos Equipamentos de Proteção Individual, e que qualquer problema com os EPIs deve ser comunicado imediatamente. Por fim, lembrou que hoje está sendo encerrada a primeira etapa das barreiras com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, mas que as equipes do BPRE retornarão. Nos próximos três dias (sexta, sábado e domingo), os comandantes devem dar prosseguimento às barreiras e abordagens com o efetivo das respectivas áreas, principalmente nas divisas com Ceará, Pernambuco e Bahia.
Com a palavra, o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, lembrou que as operações planejadas devem ser preparadas com antecedência e encaminhadas à Coordenação Geral de Operações (CGO). Depois, ele falou que os policiais devem agendar orientações e implementação referente ao SYSPM, sistema para atendimento de emergências que possui recursos que proporcionam agilidade, qualidade e controle no atendimento. O Coronel Sousa Filho também falou da Portaria nº 157, que disciplina os protocolos a serem adotados pelos policiais militares da PMPI de maneira padrão, e que deve ser de conhecimento de todos, para maior firmeza e decisão em suas ações, e que está sendo disponibilizado um número para que aqueles que tiverem dúvidas, seja da Capital ou do Interior, possam saná-las. Por último, o Subcomandante abordou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), cuja otimização será promovido, e que os que já receberam o login e o e-mail institucional com senha devem repassar ao protocolo geral a confirmação de que foi recebido.
Em seguida, foi repassada a palavra para os Comandantes dos Grandes Comandos, que reforçaram os trabalhos desenvolvidos, que estão sendo otimizados, conforme abordado pelo Coronel Edson e Tenente-Coronel Lucena. Ressaltaram a importância da higiene dos policiais militares, que devem ser cautelosos tanto no trabalho quanto em casa, além de utilizarem os EPIs, fato relembrado pelo Coronel Rodrigues que relembrou a relevância também do uso do PMPI Mobile.
O Comando de Policiamento Especializado, de acordo com o Tenente-Coronel James, está à disposição dos demais Comandos da Capital e do Interior. E o Tenente-Coronel Antoni parabenizou os policiais militares, que estão recebendo muitos elogios, e, na oportunidade, solicitou que todos reforcem o policiamento.
No final, o Comandante Geral da PMPI agradeceu a todos os policiais militares, estendendo agradecimento aos demais que estão diuturnamente nessa missão de combate à COVID-19, e, além disso, atuando no policiamento ostensivo e preventivo.
Postagem: SAV Alveralicy
Imagens: Maj Marcos
DCOM