Uma data de alegrias e de reflexão, 8 de Março Dia Internacional da Mulher, pode ser considerado como o marco de uma série de conquistas sociais e desafios apresentados na vida social das mulheres de todo o mundo.
As mulheres foram buscar formas de serem inseridas na sociedade e na Polícia Militar do Piauí, que a partir de 1985 contou com a participação feminina no seu quadro. A elas coube transformar todas as adversidades da profissão Policial Militar a seu favor.
Todas competem ombro a ombro com o homem na busca e no preenchimento de novas vagas. O aumento do contingente de policiais femininas foi uma das mais importantes mudanças ocorridas no país. Desde 1992, a formação de mulheres na PM passou a ser presente nos quartéis do Piauí.
Segundo o IBGE, o número de mulheres empreendedoras é maior que dos homens, e o seu diferencial é a organização e a paciência, além da formação acadêmica. O tempo médio de estudo das mulheres supera o dos homens em até um ano. Entre as pessoas com mais de 12 anos de estudo as mulheres também estão em vantagem, 56,7% contra 43,3%.
Elas são mais empreendedoras, em 2001 o número era de 29% contra 71% dos homens. Em 2009, 52% contra 48%, um grande salto em uma década.
O dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Nações Unidas em 1975.
Sd NADJHA/ Sd ELANUSA PM-5