Desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus, a Polícia Militar se empenha para que a população cumpra com as medidas estabelecidas no Decreto Estadual e, além disso, dá prosseguimento nas abordagens policiais, no patrulhamento ostensivo garantindo a segurança e o bem estar da população piauiense.
As ações preventivas por meio de barreiras sanitárias em ação conjunta com os órgãos de saúde e vigilância sanitária continuam, bem como as abordagens nos Municípios de Castelo, Altos, Paulistana, Acauã, Colônia do Gurgueia, Picos, Assunção do Piauí, Barras, São João do Piauí, Água Branca, Monsenhor Gil, Juazeiro do Piauí, Oeiras, Santa Rosa do Piauí, São João do Arraial, Buriti dos Montes, Matias Olímpio, Esperantina, Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Emídio, Eliseu Martins, Demerval Lobão, Cocal dos Alves, Caxingó, Cocal da Estação, Cajazeiras do Piauí. E as rondas e abordagens foram efetuadas no Centro, na Zona Sul, Sudeste, Norte e Leste pelo CPM II, BOPE, CIPE, 1º BPM, 5º BPM, 6º BPM e 8º BPM, 13º BPM, 17º BPM, 2ª CIPM-Promorar especialmente em áreas comerciais, visando evitar a incidência de delitos e também alertar a sociedade sobre o risco de aglomerações.
Segundo dados do COPOM, no final de semana, foram feitos 1084 atendimentos de ocorrências policiais, 686 averiguações, 21 envolvendo desordem, auxilio e apoio, e ainda 23 de saúde pública, dentre outras. E de acordo com dados repassados pelos Comandantes de Batalhões e de Unidades, o quantitativo referente as ações preventivas no combate ao COVID-19, destaca que 1005 pessoas foram orientadas, 719 foram abordadas e 101 estabelecimentos foram orientados, bem como 43 estabelecimentos que foram fechados.
E desde o dia 06 de abril do corrente ano, policiais militares seguem presentes atuando em Lagoa Seca, na divisa de São João da Fronteira-PI com Tiaguá-CE, na divisa de Cajueiro da Praia com Chaval-CE, na divisa de Pedro II com Poranga-CE no Posto Retiro SEFAZ e no Posto Fiscal de Jacarandá, onde um ônibus que teria saído de Fortaleza com destino a São Paulo, com 13 passageiros e um ônibus de Natal no Rio Grande do Norte seguindo para São Luís do Maranhão com 43 passageiros ambos foram abordados e as pessoas orientadas sobre os cuidados que devem ter para evitar contrair o COVID-19. E no domingo (19), três ônibus de Itatira-Ceará com destino a São Paulo, com 107 passageiros ao todo, foram abordados pela vigilância sanitária no Posto Fiscal de Cova Donga.
Além disso, o policiamento nas áreas urbanas da capital e do interior, bem como dos povoados, também foram reforçados, com ações de orientação sobre o novo coronavírus e fiscalização. Foi feito blitz em diversos locais de Teresina e ainda realizados 107 autos de infração de trânsito, 01 boletim de ocorrência e lavratura de 09 termos circunstanciados de ocorrência, sendo que dois ocorreram em Regeneração. Ambos os TCOs foram por infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa e Desobediência.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs e Unidades
DCOM