INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Comandos da Capital e do Interior participam de reunião e reforçam ações de combate ao COVID-19
13/04/2020 - 15:50  
  
Twitter 
Google+ 
Comandos durante reunião por videoconferência
Nesta segunda-feira (13), os Comandantes de unidades da Polícia Militar do Piauí, da Capital e do Interior, participaram de uma reunião por videoconferência com o Comandante Geral da PMPI, com intuito de reforçar as ações de combate ao COVID-19.

Foto_13042020_010428
O Coronel Lindomar Castilho, Comandante Geral da PMPI, reforçou para os Comandos que não é para haver recuo nas medidas que já estão sendo adotadas conforme os Decretos e para dar prosseguimento ao combate ao novo coronavírus. Destacou que essa foi uma das pautas da reunião que participou no dia anterior, domingo (12), com o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, com o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, com o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, com o Secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto e demais autoridades. 

Além disso, destacou a importância da integração com o Ministério Público, municípios e órgãos de saúde, pois o cenário estadual, nacional e mundial é atípico e exige cuidado, portanto é imprescindível o papel dos policiais militares, que devem atuar com coragem, discernimento e postura para orientarem a população, o trânsito e estabelecimentos para cumprirem com os decretos vigentes e priorizarem pelo isolamento social. 

Foto_13042020_010428
O Coronel Lindomar disse que é necessário organizar os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar e fiscalizar aqueles que não têm autorização, conforme descreve o Decreto Estadual. As agências bancárias, lotéricas, supermercados são locais de aglomeração, então o policial militar deve direcionar as pessoas que estão nesses ambientes a manterem distância. Ele também lembrou que um gerente de um banco entrou em contato e agradeceu pela atuação dos policiais militares em coordenarem a situação e evitarem a aproximação dos clientes. 

O Comandante Geral falou também sobre a importância de realizar operações no trânsito, bem como dos comandantes aturarem em suas respectivas áreas com a melhor estratégia para região. Explicou sobre as viaturas que foram cedidas por diversas secretarias do Estado e estão sendo encaminhadas para as Unidades da PMPI, medidas que visam contribuir no combate ao COVID-19, e destacou que é necessária a integração e planejamento para que as ações sejam realizadas de forma alinhada em todo o Estado.  

Foto_13042020_010428
Em seguida, o Coronel Márcio, Coordenador Geral de Operações, relembrou o que foi falado anteriormente pelo Coronel Lindomar Castilho, sobre o foco de não recuar, ter atitude de determinarem espaços nas filas e orientar as pessoas. E que nas operações de fiscalização, tanto a Capital como no Interior, pode-se buscar parcerias, ser proativo e influir para que o Piauí chegue na porcentagem recomendada de isolamento social, conforme indicado pelas autoridades de saúde. 

O Tenente-Coronel Lucena, Comandante de Policiamento Metropolitano I, disse que deve ser cumprido o papel do policial militar, de maneira resiliente e mantendo o padrão que está sendo realizado nas operações. 

Foto_13042020_010428
E o Comandante de Policiamento Metropolitano II, Coronel Rodrigues, falou das abordagens e do policiamento rotineiro que continuam ocorrendo, sem perder o foco no combate ao vírus, e que estão sendo realizadas orientações em filas, nos comércios, bancos, casas lotéricas e também às pessoas que transitam em veículos. 

Posteriormente, foi passada a palavra para os Comandantes que compõem o Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte e, na oportunidade, eles aproveitaram para tirar dúvidas e agradeceram pelo reforço prestado através das viaturas e que estão sendo utilizadas nas barreiras e abordagens. 

O Coronel Antoni, Comandante de Policiamento do Semiárido, solicitou prudência e cautela durante investigação de denúncias de estabelecimentos, e frisou a grande relevância de integração com os demais órgãos, além da divulgação de informações, nos meios de comunicação locais, para as pessoas se conscientizarem do Decreto e do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar. 

Foto_13042020_020408
Os comandantes das Unidades correspondentes ao CPSA informaram que estão cumprindo com o decreto, realizando parcerias com equipes de saúde, abordando ônibus e informando os passageiros sobre o período de quarentena que deve ser feito. Estão recebendo denúncias de bares abertos e averiguando, intensificando operações de combate ao coronavírus e de policiamento ostensivo a fim de evitar arrombamentos nesse período. 

E o Tenente-coronel Júnior, representando o Coronel Edson, Comandante de Policiamento dos Cerrados, agradeceu pelas atitudes que vêm sendo desempenhada no âmbito da PMPI e, em seguida, os Comandantes das Unidades que fazem parte da circunscrição do CPCE informaram que estão sendo realizadas notificações e TCOs por desobediência, principalmente de bares, be, como retenção e recuperação de veículos. 

Foto_13042020_010428
O Comandante de Policiamento Especializado, Tenente-Coronel James, destacou que o CPE está prestando apoio às unidades durante operações, que estão sendo realizadas também no interior, nas barreiras, e solicitou que os comandantes de unidades informem caso necessitem do apoio do CPE. Depois, o Tenente-Coronel Ramos, Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, destacou que, caso ônibus interestaduais clandestinos descumpram as medidas, o comando deve entrar em contato com o BPRE para adoção dos procedimentos, como foi feito em São João da Fronteira e em Campo Maior, onde ônibus foram retidos. E o Tenente-Coronel Teixeira, Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, falou que a Operação Silêncio e Paz será retomada, pois nesse período, em que estão sendo realizadas transmissão de shows pelas redes sociais, muitas pessoas estão se reunindo e provocando aglomerações, por isso, durante essa Operação, pode ser lavrado TCO por infração sanitária ou perturbação do sossego. 

Em seguida, o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, disse que pediu para o Tenente-Coronel Galvão, Diretor de Inteligência, um recorte dos principais delitos praticados, que ajudará na elaboração das operações pelos Comandantes. Lembrou ainda que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi implantado e aqueles que têm instalações no Quartel do Comando Geral, bem como a Corregedoria, devem procurar informações para utilizarem o SEI. 

Por fim, o Coronel Lindomar Castilho encerrou a reunião e destacou que não pode faltar kit de proteção para os policiais militares, devendo ser garantida a condição de proteção deles. 


Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt Paulo Brito
DCOM
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br