A Polícia Militar do Piauí segue com operações de combate ao novo coranavírus em todo o Estado do Piauí, que estão resultando em orientações a pessoas, fechamento de estabelecimentos e retenção de veículos, ações realizadas conforme estabelecido nos decretos vigentes.
Os policiais militares estão sendo divididos por turnos e atuando em conjunto com fiscais da prefeitura, profissionais da saúde e órgãos municipais. As equipes dos grandes Comandos, dos Batalhões e Unidades estão cumprindo com o recomendado pelas autoridades da saúde, bem como com as determinações do Estado e Municípios, e também com policiamento preventivo e ostensivo nas áreas da Capital e do Interior.
Em Teresina-PI, ontem (08), nas áreas do 17º Batalhão e da Companhia Independente do Promorar, foram fechados respectivamente 03 bares e 15 estabelecimentos, sendo 09 comércios e 06 bares. Além de realizarem orientações aos transeuntes das suas regiões de circunscrição, da mesma forma agiram o 1º Batalhão que atuou em Operação Planejada em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte na fiscalização da área comercial e o 9º Batalhão que igualmente instruiu as pessoas.
No Interior, em São João da Fronteira-PI, a equipe de serviço, entre os dias 07 e 08 deste mês, realizava fiscalização e recebeu informação que se aproximava da localidade Alto Alegre um ônibus transportando passageiros com destino para São Paulo. A equipe policial encontrou três agentes de saúde municipal que aguardavam o veículo para que fosse feito o cadastro de verificação e orientação dos passageiros sobre o combate ao COVID-19. Durante a abordagem, foi verificado que tinham 38 adultos e 09 crianças, após cadastro e instrução sobre a quarentena, a qual todos deveriam ser submetidos, o ônibus foi retido no Posto Fiscal de São João da Fronteira.
Por volta das 11h40, o Grupamento de Polícia Militar de Joaquim Pires lavrou TCOs por desobediência ao Decreto Estadual contra a proprietária de um bar, residente do Povoado Boqueirão, zona rural de Joaquim Pires, sendo que a Guarnição tinha ido ao local há dois dias e informou que o estabelecimento tinha que ser fechado.
Em Cocal da Estação a equipe policial está realizando barreira sanitária no Posto Fiscal de Jacarandá com equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) e de saúde. E em Colônia de Gurgueia, as equipes também estão atuando em conjunto.
Os policiais militares da 4ª Companhia do 15º Batalhão, em Castelo do Piauí, estão realizando constantes abordagens e barreiras com a equipe do Batalhão de Polícia Rodoviário Estadual (BPRE). E a 4ª Companhia do 4º Batalhão, localizada em Fronteiras-PI, em conjunto com a vigilância sanitária e com os policiais militares do BPRE, tem intensificado as barreiras, nas divisas do Piauí com o estado do Ceará, principalmente na BR 230, que liga a cidade de Fronteiras-PI ao estado do Ceará, na BR 020, que liga o município de Pio IX ao Ceará, e na BR 316, que liga o município de Marcolândia-PI ao Estado de Pernambuco. Essas medidas têm como finalidade verificar o destino dos transeuntes que entram no estado do Piauí, sendo notificados após passarem pela triagem da vigilância sanitária.
Nesta quinta-feira (09), equipe da Coordenação Geral de Operações (CGO) realizou o patrulhamento do turno da manhã e esteve no Mercado do Peixe, onde atuaram também policiais militares de outras Unidades, a Guarda Municipal e a STRANS no controle do trânsito e das filas.
E em uma das divisas os policiais militares do Estado do Piauí encontraram e atuaram com policiais do BPRE do Estado do Ceará que também estão realizando barreiras.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades
DCOM