Durante a quarta-feira (25), a Polícia Militar intensificou o patrulhamento nas Ruas de Teresina, por meio da Operação Planejada, que contou com a atuação da CGO, BPRONE, BOPE, BPA, BPRE, EIPMON, CIPTRAN e CEP, além disso, ocorreu o monitoramento do cumprimento do Decreto do Governo do Estado em combate ao COVID-19, feito por guarnições do 8º BPM e 13º BPM, ambos efetuados nas Zona Sudeste e Norte.
De acordo com os dados do Sistema SYSPM, ao todo foram realizados 316 atendimentos, 188 averiguações, 24 ocorrências de saúde pública, 14 de auxilio e apoio, 4 de desordem e 4 de meio ambiente, e outras.
Dentre as ações desenvolvidas, foram feitas rondas por diversos locais, abordagens a pessoas e a veículos, bem como efetuadas orientações em relação as medidas preventivas contra a epidemia do coronavírus. Um auto de infração de trânsito foi confeccionado, seis bares e dois templos religiosos foram fechados.
No interior do Estado, os policiais militares de Uruçuí realizaram barreira sanitária na Divisa entre o Estado do Piauí e Maranhão. E em Corrente, seguindo determinação também foram feitas barreiras sanitárias na Cidade, para prevenir a transmissão e propagação do coronavírus. Os funcionários da vigilância sanitária e epidemiológica, da saúde, agentes de trânsito e a Polícia Militar fizeram vistorias em veículos de transporte coletivo.
Na cidade de Cocal-PI, os policiais da 2ª Companhia do 2º BPM em parceria com a Secretaria de Saúde realizaram intervenções junto as pessoas que chegaram recentemente de outras cidades, apresentando-lhes o termo de conscientização e obrigatoriedade de permanecer os sete dias em quarentena em suas residências, além disso foram feitas abordagens a comerciantes que permanecem com seus estabelecimentos abertos, os quais foram advertidos e informados que se houver reincidência serão notificados e autuados.
Em Morro Cabeça no Tempo, o Comandante da Companhia de Avelino Lopes, Capitão Misael, participou de uma operação, juntamente com equipes da Saúde e Vigilância Sanitária. A operação de conscientização foi desempenhada nos bairros Cidade Baixa, Cidade Alta e nos povoados Arroz, Desejado, Guaipaba e Gameleira. Essa mesma operação está sendo realizada ainda em Avelino Lopes e Júlio Borges.
O Coordenador Geral de Operações, Coronel Márcio Oliveira destacou que ele e outros policiais militares, estão trabalhando todos os dias para cumprir com o dever constitucional de prover o policiamento ostensivo para garantir a manutenção da ordem pública, para fiscalizar o cumprimento das medidas cautelares preventivas dos decretos Federal, Estadual e Municipal e ainda apoiar os órgãos de defesa civil devido às inundações provocadas pelas cheias dos rios. “É preciso que todos valorizem e reconheçam o nosso compromisso com a missão e façam sua parte. PMPI nas Ruas e Povo em Casa. Policial militar na sua folga também fique em casa”, recomendou o Cel Márcio.
A Polícia Militar reforça que as medidas preventivas seguirão enquanto durar a pandemia da Covid-19 e que estarão diuturnamente realizando o patrulhamento ostensivo nos 224 municípios do Estado do Piauí.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades
DCOM