O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, se reuniu na tarde desta quarta-feira (01) com delegados da capital e comandantes dos batalhões da Polícia Militar. Na ocasião, foram apresentadas as estatísticas da violência em Teresina, no primeiro semestre de 2015 e o planejamento de ações de segurança pública para o resto do ano.
Os dados mapeiam a ocorrência de roubos e furtos na capital por bairros, mostram o número de casos de roubo de veículos, de janeiro e maio e quantos destes foram encontrados e restituídos aos proprietários. A estatística de homicídios em Teresina, separada por zonas, também foi apresentada.
Segundo o secretário Fábio Abreu, está sendo elaborado um novo plano de segurança pública com ações integradas das polícias militar e civil nos bairros de Teresina. “A integração das polícias é fundamental para o sucesso das ações. É uma nova forma de trabalho que experimentamos e comprovamos a eficiência”, afirmou.
Observando os gráficos das estatísticas apresentadas é possível ver a queda no número de homicídios em Teresina. Em janeiro de 2015 o maior número de casos foi na zona sul, com nove homicídios, seguidos pela zona sudeste, com oito; zona norte com seis; zona leste com três; centro e zona rural com um caso cada. No Mês de junho foram cinco homicídios nas zonas sul e sudeste cada; quatro casos nas zonas norte e leste cada; um na zona rural e nenhum no centro. De 30 casos em janeiro, o número de homicídios na cidade caiu para 19 em junho.
Em relação ao número de roubos em Teresina foram registrados 1.790 casos em janeiro e 1.436 em junho. Se analisarmos as ocorrências por bairro, o centro da cidade detém a maior quantidade de roubos com 7,35% do total e o bairro Primavera fica com o menor número, 1,22% dos casos. O comandante geral da Polícia Militar no Estado, Coronel Carlos Augusto, comemora a redução, mas enfatiza a continuidade do trabalho. “Conseguimos reduzir a criminalidade, mas não estamos satisfeitos. Nós faremos muito mais para que a sociedade que está assustada possa ter uma vida melhor”, declarou.
Ainda foram apresentados os números de ocorrências de roubo de veículos em Teresina. Foram 216 motocicletas roubadas em janeiro e 124 em maio. De janeiro a maio foram 1.305 casos, destes foram recuperados 72,75% das motos roubadas ou furtadas na capital. Em relação aos carros roubados ou furtados de janeiro a maio foram 561 casos, destes 85,76% foram encontrados e devolvidos aos proprietários.
Fonte: portalaz.com.br