O Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI) está promovendo a I Semana de Odontologia em alusão ao Dia do Cirurgião-Dentista que é celebrado no dia 25/10.
Na manhã desta quarta-feira (23), o Setor Odontológico do HPMPI promoveu uma palestra ministrada pela Dra. Ana Luisa Almeida, cirurgiã-dentista, especialista em estomatologia e em cirurgia bucomaxilofacial. A temática abordada foi “Câncer de boca: prevenção, diagnóstico e tratamento”.
A Dra. Ana Luísa ficou feliz em participar da primeira semana de odontologia e achou interessante a temática abordada. “Essa campanha sobre o câncer de boca, os fatores de prevenção, a importância do dentista nessa precaução, deve ser feita com frequência para conscientizar a população dos riscos e de como é fácil prevenir o câncer de boca acessando essas informações”, enfatizou a Cirurgiã-Dentista.
O Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filha, destacou a importância dessas informações, “Essa palestra é muito esclarecedora para toda nossa corporação, tendo em vista as informações, principalmente quanto à prevenção desse mal que assola parcela da sociedade piauiense, então a Doutora Luísa veio abrilhantar com essa palestra esclarecedora para todos”, concluiu.
O Tenente-coronel Iran, Diretor Administrativo do HPM, ressaltou ser de suma importância promover o conhecimento. “A exposição sobre câncer de boca, prevenção, diagnóstico e tratamento, ministrado pela Doutora Luísa, é de suma importância para nossos colaboradores, pois, através dessas informações que foram repassadas, é possível evitá-lo e preveni-lo. E por meio da sintomatologia, através do sistema de prevenção, podermos ir ao dentista e procurarmos, caso necessário, fazer o tratamento o mais breve possível”, informou o TC Iran.
Também estiveram presentes no evento, o Coronel Rubens Pereira, Diretor Administrativo da Secretaria de Segurança Pública, colaboradores e servidores do HPM e policiais militares.
O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca e língua. De acordo com a Organização Mundial da Sáude (OMS) são fatores de risco o tabaco, álcool, exposição ao sol sem proteção, entre outros, assim como é importante ter uma boa alimentação, boa higiene oral e atendimento odontológico visando a prevenção.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Jardenya Bezerra e Cláudia Alessandra
DCOM