Na manhã do dia 04, o Capitão PM Nepomuceno, da Policial Militar do Piauí, participou da cerimônia de encerramento do Curso de Gerenciamento de Crise (CGR II/2019) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O Capitão foi um dos concludentes do CGC/II-2019 e terá a missão de multiplicar, no âmbito da PMPI, os conhecimentos adquiridos, principalmente no que diz respeito à atuação do Primeiro Interventor em situações de crise, trazendo ferramentas e instrumentos operacionais para que os policiais daqui possam direcionar ocorrências dessa natureza, buscando resultados satisfatórios.
O Capitão Nepomuceno afirma que os formandos tiveram a oportunidade de entrar em contato com a doutrina mãe do gerenciamento de crise no Brasil. Segundo ele, dado o volume de ocorrências que a Polícia Militar de São Paulo atende, que só perde para o FBI, é admirável eles conseguirem, dentro da tentativa e erro e das reformulações de procedimentos, desenvolver doutrina e legislação para atender ocorrências com este nível de dificuldade. "Nós fomos para aprender os protocolos de atuação para quando, eventualmente, nos depararmos com ocorrência dessa natureza aqui no Estado do Piauí, nós possamos implementar uma série de medidas já adotadas lá e que são fundamentais para resolução desse tipo de problema", finaliza o Oficial.
O curso foi realizado por intermédio do 4º Batalhão de Polícia de Choque – Operações Especiais, pólo de difusão de doutrina operacional, e teve como foco a identificação, contenção, gerência e resolução de eventos críticos que envolvam Terroristas, Atirador Ativo, suicidas armados e pessoas mentalmente e/ou emocionalmente perturbadas que tenha feito reféns, além de qualquer outra ocorrência policial com características complexas e que exijam, para tal, postura mórfica das instituições de segurança.
O Curso ocorreu entre os dias 16 de setembro e 04 de outubro, com carga horária de 120 h/a e participação de 60 discentes, dentre oficiais da PM de São Paulo e de tropas especializadas de sete Estados: Piauí, Espírito Santo, Pernambuco, Amazonas, Paraná, Ceará e do Pará, além de delegado e inspetores da Polícia Civil, oficiais das Forças Armadas e Inspetor da PRF.
Nesta terça-feira, 08, o Capitão se apresentou ao Comandante Geral da PMPI, que o parabenizou pela conclusão com êxito da formação. O Capitão Nepomuceno, passa a assumir a chefia da divisão de Gerenciamento de Crise e Direitos Humanos (CGCDH) da Polícia Militar do Piauí
DCOM