O Capitão Francílio Alves, lotado no Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Piauí, foi selecionado pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar (CNCG-PM/CBM) para participar do 18° Curso de Instrutores de Intervenção Policial (CIIP), oferecido Pela Guarda Nacional Republicana (GNR), em Portugal.
O curso aconteceu na Unidade de Intervenção da GNR no período de 09 a 27 de setembro de 2019 e contou com a participação de militares de oito países dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Foram abordadas disciplinas como: Níveis de Intervenção, Atirador ativo, Uso da força, Abordagens, Patrulhamento, Armas de fogo, Defesa pessoal, Formação pedagógica, dentre outras, totalizando uma carga horária de 110h, com avaliações teóricas, práticas e de resolução de situação.
O curso teve a turma balizada em dois grupos: os nacionais e os internacionais. O Capitão Francílio Alves foi destaque entre os internacionais e recebeu do Comandante da Unidade de Intervenção da GNR uma placa alusiva à primeira colocação dentre os estrangeiros selecionados.
O objetivo principal do curso foi habilitar os formandos para o desempenho de funções de Instrutor de Intervenção Policial, capacitando-os com um conjunto de técnicas pedagógicas, formativas e doutrinárias, que visam à aquisição e a promoção de conhecimentos, de competências técnico-profissionais e formas de comportamentos exigidos para o exercício das funções, melhorando a qualidade do serviço prestado à sociedade.
O Comandante Geral da PMPI, Cel Lindomar Castilho e o Subcomandante, Cel Sousa Filho receberam o Capitão Francílio Alves no Gabinete do Comando, onde o parabenizaram pelo seu excelente desempenho durante o curso.
Fonte: BOPE/PMPI
DCOM