Na tarde do domingo (11), policiais do 9º BPM, do CHOQUE e do BOPE impediram o alastramento do motim para as outras alas na Rebelião do Centro Educacional Masculino.
Por volta das 12h30, o BOPE foi acionado pelo coordenador do COPOM de que estaria acontecendo uma Rebelião no CEM, com possível retenção de reféns. A equipe de serviço se dirigiu para o local com 6 operadores, e ao chegar no local constatou que a situação já havia sido controlada pelo CHOQUE. Em seguida a equipe do BOPE auxiliou os agentes na condução dos menores para a área de triagem.
O Coronel Márcio, coordenador geral de operações parabenizou o Tc Iran, Coordenador de Gerenciamento de Crise e Direitos Humanos (CGCDH) pela condução serena, equilibrada, competente e profissional no Gerenciamento da Crise, ao COPOM pela celeridade no acionamento e às equipes empregadas de área do 9°BPM, do CHOQUE e do BOPE pela ação rápida de contenção que impediu o alastramento do motim para outras alas e permitiu que os reféns fossem resgatados com vida e que não houvessem baixas nem fugas dos amotinados.
E na noite do domingo (11) foi apreendido um fugitivo em Morro do Chapéu, na região de Esperantina.
DCOM