Na manhã desta sexta-feira (19), ocorreu a Solenidade de Conclusão do IV Estágio de Motopatrulhamento Tático (EMTPT) no Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial - BPRONE.
O evento teve início às 08h, com o Asteamento do Pavilhão Nacional sob acordes do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, os concludentes realizaram a apresentação de pista de cones, abordagem e pista de rotina.
“O estágio visou proporcionar o treinamento do efetivo com técnicas de abordagem policial, utilizando motocicletas para formar o verdadeiro operador de motopatrulhamento tático, habilitando o policial a operar nas ruas, além de focar na maneabilidade do operador na moto e da abordagem, pois se trata de uma abordagem diferenciada da de viatura. O policial tem que ter todo o controle de estar pilotando e, ao mesmo tempo, tendo que dar voz de comando às pessoas que serão abordadas. Tem, ainda, que tomar decisão em cima da moto, bem como estar preparado para efetuar o disparo de contenção em deslocamento. Ao fim desse curso, os policiais têm uma gama de conhecimento”, explicou o Capitão Marconi Monteiro, coordenador geral do Estágio.
Foram entregues certificados aos instrutores, monitores e colaboradores do Estágio, bem como aos concludentes, que também receberam as manicacas de seus padrinhos e madrinhas.
O Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, destacou a importância de oferecer a capacitação aos policias por meio deste estágio. “Acreditamos sempre na capacitação, sempre estamos atualizando esses conhecimentos e proporcionando novos aos policiais e, com certeza, nesse ano, teremos mais um curso de motopatrulhamento. O estágio habilita os policiais militares, dentro da técnica e da doutrina de motopatrulhamento, a prestar um melhor serviço à comunidade, e bem como realizar um enfretamento mais apropriado diante da criminalidade. Temos policiais de todos os municípios, principalmente do interior, e este curso proporciona a estes policiais mais técnicas e táticas ao enfrentamento da criminalidade no seu dia a dia”, completou o Coronel.
O Estágio foi realizado durante 15 dias, em que os alunos receberam instruções teóricas e práticas em diversas áreas, como Armamento e Tiro, Abordagem Policial, Pilotagem off-road, Defesa Pessoal, Imobilizações e outras, tendo como carga horária total 150 h/a. Ao todo, 25 policiais iniciaram a capacitação, sendo que 21 conseguiram chegar à conclusão.
Familiares e autoridades se fizeram presentes para a solenidade, como o Comandante do 11º BPM do Estado do Maranhão, Tenente-coronel Ribeiro, o Comandante do BPA, Tenente-coronel Teixeira, o Chefe da PM-5, Tenente-coronel Floriano, o Subcomandante do BPRONE, Major Cleber Bezerra e o Comandante da Guarda Civil Municipal de Tresina, Capitão Monteiro.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Jardênya Bezerra
DCOM