Foi realizada uma apresentação do Projeto Pelotão Mirim no município Nossa Senhora dos Remédios, que atualmente atende 300 pessoas entre crianças, adolescentes e jovens.
Ação de iniciativa do Tenente Francisco Saboia Júnior, responsável pelo Grupamento de Polícia Militar da região com objetivo de contribuir com as famílias referente a disciplina e formação dos jovens do município.
Esteve presente o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, o Capitão Saraiva, o Prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro, Vereadores, Secretários municipais e civis.
O Capitão Saraiva, coordenador dos Pelotões Mirins, destacou que o projeto tem muito significado, “a segurança pública começa com prevenção, e isso se faz através de educação de crianças, adolescentes e jovens e aqui em Nossa Senhora dos Remédios nós encontramos um terreno altamente fértil onde fizemos uma parceria de sucesso com a prefeitura municipal, e o próprio prefeito tem demonstrado bastante interesse com a segurança do município”, comentou.
O Comandante do GPM de Nossa Senhora dos Remédios também fez comentário sobre a ação que foi prestigiada pelos pais, mães e professores dos alunos. “Hoje o Pelotão conta com 300 alunos, sendo 160 na sede e outros na zona rural (Santarém e Santo Antônio) e com um ponto positivo, pois diminuiu a evasão escolar, menos crianças, adolescentes e jovens nas ruas, até porque é uma regra básica do projeto. As igrejas e o Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde (psicólogos, assistência social) são nossos parceiros, bem como todos os professores e diretores das escolas”, disse. “O projeto foi único, exclusivo e com objetivo de contribuir com a sociedade e que nós possamos continuar com este trabalho” relatou o Tenente Saboia.
Para a aluna Maria Luiza, o Pelotão Mirim tem grande importância. “Para mim tem grande significado, porque somos disciplinados, temos organização sobre nossos estudos, nos ensina a termos uma melhor base familiar, inclusive ser uma pessoa melhor comigo mesma, e acredito que o Pelotão Mirim é uma família, e estar aqui é uma honra, porque tenho sonho de ser militar e o projeto é uma porta aberta para realização do meu sonho”, frisou a aluna.
Para algumas mães a ação está contribuindo de maneira positiva com a reeducação dos filhos, como bem afirmou a Senhora Enedina Furtado, mãe do Dierryd Furtado dos Santos. “É um orgulho porque meu filho tem 16 anos, e além de estudar agora ele tem um norte, trabalhando no que ele gosta e sempre quis, inclusive é um dos líderes, coordena os colegas, uma pessoa de confiança do Tenente Saboia, e eu como mãe fico bastante feliz porque é um tempo que ele passa aprendendo, sendo cidadão, ou seja, está saindo da marginalidade, saindo de um futuro sem sucesso, então um orgulho grande ver ele participar deste projeto, tão bem liderado pelo Tenente Saboia” afirmou Enedina.
Fonte: Meio Norte