Inicia hoje (10) um processo importante de formação e aperfeiçoamento dos policiais militares que participarão do Curso de Formação de Sargentos e Curso de Formação de Cabos 2012. A Aula Inaugural aconteceu nesta manhã no Auditório Ipê na Novafapi, com a presença do Comandante Geral da PMPI, Cel Rebelo; Cel Adersino, Diretor de Ensino; Ten Cel Solange, Comandante do CFAP; Ten Cel Sá Júnior, Comandante da Academia; Ten Cel Wagner Torres, Comandante do 4º BPM, Major Rubens Lopes, Comandante do 3º BPM e demais oficiais e praças.
O Comandante Geral abriu os trabalhos na solenidade e ressaltou a importância da educação continuada para os policiais, elevando a auto-estima e diminuindo as chances de estresses e doenças no ambiente de trabalho a partir da valorização do homem.´´Esse curso de sargentos e cabos, é uma vitória não minha, mas de todos, o policial tem que ser motivado´´, afirma Cel Rebelo.
A aula foi proferida pelo Médico Psiquiatra e Professor Cristovão Madeira de Albuquerque e pela Psicológa e Professora Regina Amorim Franco com o tema ´´Estresse e sua influência na rotina de trabalho´´. O tema abordado inicialmente por Cristovão Madeira levantou a importância de nós preocuparmos com fatores que geram estresse no trabalho como a sobrecarga, necessidade de tomar decisões, fadiga e esforço físico, número de horas trabalhadas e falta de prazer no trabalho.
A segunda palestra proferida pela Drª Regina, ressaltou que o estresse é a epidemia do século segundo pesquisas, e que a raiva aumenta em três vezes a chance de termos um infarto. A palestrante lembrou da necessidade de observados sintomas e sinais do prejuízo do estresse em nossa vida e a forma como enfrentamos essas dificuldades.
O CFS e CFC acontecem em quatro diferentes unidades, de modo que o polciail não se afasta de sua residência e sua família:
CFAP (Teresina) com 272 alunos; Academia (Parnaíba) com 49 alunos; 3º BPM (Floriano) com 49 alunos; 4º BPM (Picos) com 31 alunos.Redação: Sd PM Nadjha
Fotografia: Sgt PM F. Carvalho