Na manhã desta segunda-feira (06), foi realizada uma reunião de início de criação do Conselho de Ética e Pesquisa do Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí, no auditório do HPM.
A Major Aparecida, coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa do HPM, relata a importância da formação do Conselho para o Hospital, pois como “o nosso hospital tramita para hospital escola, então temos a necessidade de criar o Conselho de Ética e Pesquisa, o que iremos iniciar hoje com estes trabalhos. Vamos seguir várias determinações que são observadas tanto pelo MEC quanto pelo Ministério da Saúde. O Conselho de Ética e Pesquisa é responsável por essas pesquisas científicas, tem uma normatização, a formação do conselho específico que deve ter titulação, graduação, entre outros requisitos e para isso nos encontramos com parceria da empresa IEGS”, esclareceu a Major.
A gestora da empresa IEGS, Syonara, falou sobre a contribuição da empresa para a formação desse Conselho para o HPM, “O Instituto de Excelência na Gestão em Saúde é uma empresa privada que está em Teresina promovendo cursos e treinamentos na área de gestão de saúde voltado para melhoria da segurança do paciente através da gestão de qualidade. Nós temos várias ferramentas para melhor conformidade, reduzir custos de hospitais, dentre essas ferramentas temos as operacionais e os instrumentos de gestão em saúde. No hospital da polícia terá um grupo multidisciplinar conforme resolução do Ministério da Saúde que determina que hospitais que tem interesse em fazer atividades de ensino, institua um comitê de Ética e Pesquisa para receber os protocolos de pesquisa, fazer possíveis publicações e disseminar boas experiências dentro da gestão em saúde do Brasil”, destacou a gestora.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt F. Carvalho
DCOM