O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou a Diretriz Nacional de Polícia Comunitária, inspirada no modelo da Polícia Nacional do Japão – Sistema KOBAN, que vem sendo adotado desde o Século XIX naquele país. O propósito do lançamento foi consolidar a experiência brasileira na área, que teve início na Polícia Militar de São Paulo. Esse evento ocorreu no auditório Tancredo Neves, em Brasília, na manhã de sexta-feira (12).
O Coordenador Estadual de Polícia Comunitária e Cidadania, Coronel RR
PMPI José Lucimar de Oliveira, representou o Estado
Piauí na solenidade. A cerimônia contou com a presença do Secretário Executivo da Justiça, Luiz Pontel de Souza, do Secretário Nacional da Segurança Pública, representando, na oportunidade, o Ministro Sérgio Moro, do General Guilherme Cals Teophilo Gaspar de Oliveira, do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e do Diretor de Assuntos Internacionais da Agencia Nacional de Polícia do Japão, Noboru Nakatani, entre outras autoridades.
Na fala do General Teophilo, esta autoridade, garantiu total apoio, por meio de recursos, ao sistema nacional de segurança pública, sobretudo às ações de prevenção primária e ao policiamento comunitário - que tem como missão precípua, aproximar a polícia da comunidade para a construção de uma sociedade mais segura.
DCOM