A 2ª Companhia da Policia Militar implantou o PROERD nos município de São João do Piauí, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita e Capitão Gervasio Oliveira. A implantação do programa nos municípios, se deu após ser firmada parceria com a Polícia Militar em uma reunião entre os secretários municipais de educação e o comandante da 2ª Cia da PM, Tenente Edilson Sousa.
“Pretendo levar o programa para os municípios de João Costa e Campo Alegre do Fidalgo. O projeto já foi enviado aos prefeitos dos municípios, estou aguardando a confirmação de adesão ao programa, acredito que os gestores vão sinalizar positivo, pois este programa é de grande importância para os jovens e para as famílias”, informou Edilson, acrescentando que 400 Livros do Estudante já oram adquiridos junto a coordenadoria do PROERD em Teresina.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas é um trabalho de parceria entre a Polícia Militar, Escolas e Famílias para prevenir o abuso de drogas e violência entre jovens estudantes do ensino fundamental. É aplicado em escolas da rede oficial de ensino, destinando-se prioritariamente a estudantes na faixa etária de 9 a 14 anos, que, durante o semestre letivo, recebem orientações voltadas para prevenção, em aulas que são ministradas por policial militar habilitado.
“Para nós é muito importante esta parceria, uma vez que com ela estaremos orientando os nossos jovens e preparando-os para enfrentar com clareza os riscos cada vez mais eminentes do envolvimento da juventude com as drogas" esclarece Edilson.
Segundo o comandante os trabalho terão inicio na segunda feira, 5, na Escola Municipal Liberalina Paes Landim e na escola estadual Salomão Carvalho. Ao todo serão atendidos aproximadamente 500 alunos do 5º e 6º ano. As aulas serão ministradas pelo Sargento Lopes Filho e pela soldado Clara, ambos participaram de capacitação em Brasília/DF e estão habilitados a ministras aulas pelo programa.
Em Capitão Gervásio Oliveira, as aulas serão aplicadas nas terças-feiras a tarde, em Lagoa do Barro na quinta-feira, na sexta-feira em Nova Santa Rita, e se os prefeitos aderirem em João Costa e Campo alegre as aulas deverão ser aplicadas nos demais dias da semana.