Policiais Militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) em operação conjunta com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINT), Divisão de Operações Especiais (DOE) realizaram a prisão dos envolvidos com o roubo ao banco Bradesco da cidade de Castelo do Piauí, ocorrido na madrugada do dia 19/02/2019.
Após a prática do crime, ocasião em que os bandidos atiraram em duas viaturas do GPM de Castelo, efetuaram vários disparos de armas de grosso calibre e invadiram a agência do Bradesco, iniciou-se perseguição e cerco aos bandidos que usaram uma Fiorino, de cor branca, e uma Sandero, de cor prata, para a prática criminosa e fuga do local do crime.
Os veículos foram encontrados abandonados às margens do Rio São Nicolau em Santa Cruz dos Milagres, pois na margem oposta haviam viaturas posicionadas e os bandidos entraram na mata. No interior dos carros foram apreendidos explosivos e armamentos.
Equipes de policiais militares do BOPE, dos GPM´s das cidades de Campo Maior, Valença do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Miguel do Tapuio, Pimenteiras e equipes da Polícia Civil mantiveram o cerco na região de Santa Cruz dos Milgares e montaram barreiras a fim de revistar todos os carros e indivíduos que passassem na região. No início da noite de ontem, 20, um táxi Gran Siena foi abordado e no seu interior estavam Raimundo Nonato dos Santos e Lucilene Raquel de Sousa Santos, moradora de castelo.
Após apresentarem aos policiais versões diferentes do que faziam na região, os dois foram conduzidos à delegacia local, onde relataram que estavam na cidade a fim de resgatar um irmão de Raquel que estaria escondido na mata, momento em que receberam voz de prisão. Raimundo resolveu indicar que estava a serviço de Walisson Eduardo Costa De Melo, vulgo Gordinho, a fim de resgatar Brendo (irmão de Raquel).
Raquel e Raimundo foram trazidos para Teresina e indicaram uma casa na morada do sol onde estariam 4 indivíduos de outros estados que teriam participado do roubo, bem como a casa de Gordinho e de Ferdnando Féliz da Silva que também teria participado do roubo.
Foram determinadas equipes para executar busca nas casas indicadas por Raimundo. Na casa na Morada do Sol, após cerco e verbalização os policiais adentraram, quando iniciou um intenso tiroteio, sendo alvejado um indivíduo de apelido Magão e os demais ocupantes do imóvel presos, foram eles, Israel da Cruz Santos, Matusalém Nunes Ferreira e Mauro Henrique Vieira, bem como apreendido um fuzil 556 e munições.
Em ato continuo foram feitas buscas nas casas de Gordinho e Ferdnando, onde apreenderam duas espingardas calibre 12, uma pistola 380 e um revólver calibre 38 que haviam sido roubados da agência do Bradesco.
As diligências ainda resultaram nas prisões de André Luís Vieira (morador de castelo) e Marcelo Viana Vieira (marido de Raquel) que ajudaram com o levantamento de informações da cidade Castelo.
Todos os presos foram autuados em flagrante por roubo e organização criminosa armada e os procedimentos, relativos às prisões, adotados pelo Greco junto à comarca de Castelo do Piauí.