Na manhã de segunda-feira (18), o 2º BPM da PMPI, com sede em Parnaíba, implantou a Central de Atendimento e Despacho (CAD), interligada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Essa ferramenta tecnológica informatiza o Centro de Operações do 2º BPM (Copom), facilitando o recebimento de chamadas, o seu rápido processamento e a consequente diminuição do tempo-resposta por parte das guarnições policiais em serviço. Além disso, permite a geração de informações de gestão destinadas a aprimorar o planejamento da atuação da Polícia Militar, em nível estratégico, tático e operacional.
A CAD permite a interligação com diversas aplicações de informação de âmbito nacional, propiciando a pesquisa de situação judicial e policial de suspeitos e bancos de dados de veículos com restrição de furto/roubo, entre outras.A sua utilização permite ainda, o compartilhamento de informações entre as polícias estaduais e federais, bem como a implantação de centros compartilhados de atendimento ao cidadão, unindo polícias, bombeiros, SAMU e outros órgãos.
A implantação da CAD no 2º BPM servirá como um divisor de águas no relacionamento da Polícia Militar com a população do litoral piauiense. Participaram da Instalação o Cel Edvaldo, TC Júnior, TC Pacifico, Cap. Anderson da Ditel PMPI, Gabriela, Kardec do Ministério da Justiça DF e Thiago da Receita Federal.
DCOM