O sistema de videomonitoramento do Parque Lagoas do Norte foi reativado na manhã desta quarta-feira, 16, durante solenidade com presença de autoridades da segurança pública do estado e município e da população da região.
A estrutura de monitoramento conta com 26 câmeras de vídeo instaladas em locais estratégicos da região do parque Lagoas do Norte, zona Norte de Teresina, um micro-
ônibus, fixado próximo a administração do Parque, de onde são acompanhadas as imagens e efetuado contato via rádio com uma viatura da Polícia Militar (9º Batalhão) e da Guarda Municipal específicas para a abordagem em caso de ocorrência flagrada através do vídeo.
O sistema doado pelo governo federal, por meio do programa ´´Crack é possível vencer´´, foi inaugurado inicialmente em 2015 e descontinuado por falta de renovação de contrato com a empresa que realizava a manutenção das câmeras e, agora volta a funcionar numa parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, que passa a ser responsável pela manutenção do sistema, a Polícia Militar do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina, que participam com a disposição de dois policiais militares e dois guardas municipais que se revezam no serviço de 24 horas para o monitoramento das câmeras.
O comandante geral da PMPI, Coronel Lindomar, destacou a importância do sistema de câmeras no sentido de otimizar as ações da Polícia Militar na região com o aumento da fiscalização, através do sistema, e o acionamento das guarnições para o pronto atendimento das ocorrências.
O secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens, considera que o esforço é para restabelecer a segurança no parque para todos que se destinam ao local para praticarem esporte e conviverem com suas famílias.
O diretor do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes, ressalta que a equipe envolvida na segurança do parque se fortalece com o esforço de dois órgãos e consequentemente se tem um salto de qualidade na prestação do serviço para a comunidade assistida, pontua o diretor.
Para o senhor Albertino Ribeiro, Presidente do Comitê Lagoas do Norte, a comunidade circunvizinha, quanto os permissionários do parque estão satisfeitos com a retomada do sistema e desejam não seja mais desligado e se possível ampliado para os 13 bairros que compõem o programa Lagoas do Norte.
DCOM/PMPI
Cobertura: Sgt Paulo Brito