Na manhã de hoje (07), a Coordenadoria Geral de Operações (CGO) reuniu, no pátio do QCG, equipes policiais militares que serão enviadas à Fortaleza para reforçar o policiamento no estado vizinho, onde tem ocorrido ataques criminosos nos últimos dias.
“A tropa está aqui, sendo reunida, para nós passarmos as informações a respeito do cenário em que se encontra o Ceará. Nós temos o Capitão Marconni, que está no comando das cinco equipes. Vamos passar alguns detalhamentos, qual a rota que eles vão seguir daqui pra lá, a logística de alojamento e a qual comando eles estarão ligados para as questões operacionais”, informou o Coronel Marcos, Coordenador Geral de Operações, segundo o qual serão enviadas cinco equipes: quatro do Batalhão de Policiamento Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) e uma do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
De acordo com o Coronel Márcio, a ação terá por base o Protocolo elaborado durante a reunião dos governadores do nordeste, ocorrido em março do ano passado, no Piauí, que contou com a presença dos Comandantes Gerais, dos Delegados Gerais e dos gestores da segurança pública dos nove estados da região. No evento, foi firmado um Acordo de Cooperação, visando a implementação de estratégias integradas de Segurança Pública e de gestão penitenciária.
Diante da situação atual de crise por que passa o estado vizinho, a PMPI procura contribuir, obedecendo à determinação do Comandante Geral e ao Decreto nº 18.083, de 07 de janeiro de 2019, assinado pelo Governador do Estado do Piauí, que autoriza a mobilização de policiais militares daqui para atuar no policiamento e ações de segurança, em apoio às forças de segurança pública no estado do Ceará, em caráter temporário de 15 dias prorrogáveis.
“Não é nenhuma novidade para nós, porque o estado do Ceará é parceiro. Desse pessoal, por exemplo, que está viajando, eles já fizeram diversos cursos táticos e operacionais lá no estado vizinho. As nossas equipes estão sempre nas divisas, trabalhando de forma harmonizada nas operações de combate às quadrilhas do ‘novo cangaço’, então não há novidade na interação da Polícia Militar do Piauí com as forças de segurança do Ceará”, completou o Coordenador da CGO.
Postagem: Cabo PM Larissa
Fotos: Sargento PM F. Carvalho
DCOM/PMPI