Uma ação integrada entre o serviço reservado do 4º Batalhão, serviço de investigação da Polícia Civil da Delegacia Regional de Picos e Policiais Civis do Estado do Maranhão, capturaram nesta terça(13) em Picos, Joaquim Neto Alves Leal, que estava foragido do Estado do Maranhão, acusado de praticar latrocínio, no município de Timon.
O crime aconteceu no último mês de novembro, onde ele matou uma criança de 13 anos, conhecida como Neguinha, na localidade Santana em Timon. O acusado ainda roubou uma quantia em dinheiro e incendiou a casa possivelmente com ajuda de comparsas.
Desde o crime, Joaquim havia fugido para a cidade de Picos, e segundo o mesmo em depoimento, chegou nesse município através do serviço de um taxista, que contratou próximo a casa de Custódia, em Teresina. Em sua companhia estava sua companheira que revelou em depoimento a forma como Joaquim realizou o delito e também nomes de alguns dos seus comparsas que possivelmente estejam também ligados a ele.
O acusado usava o nome falso de Tiago, que na verdade é o nome de seu irmão que reside em Brasília – DF. Em levantamentos feitos pela Polícia Civil do Maranhão, o mesmo já possui uma extensa ficha criminal, que vai desde o roubo e furto de motos, que inclusive tinha mandado de prisão, até o de armas de estabelecimentos judiciais, a exemplo dos Fóruns de São Gonçalo e Barro Duro, segundo sua mulher confirmou em depoimento. Ressalte-se ainda que, o mesmo afirmou que após o crime se desfez da arma utilizada no delito, vendendo-a a um moto taxista na cidade de Timon-MA.
“O fato é que em mais uma ação coordenada e integrada entre as polícias militar do Piauí e Civis do Piauí e Maranhão, conseguiram prender mais um infrator, tirando-o de circulação para o bem da sociedade. Não se tolera crime algum, quanto mais dessa natureza, onde temos vidas perdidas”, grifou o Comandante do 4º BPM, Major Sousa Filho, que fez parte da equipe.