O Cabo da PMPI José Carlos de Andrade participou, entre os dias 5 e 7 deste mês, do VII Encontro Nacional das Licenciaturas – ENALIC/ VI Seminário Nacional do PIBID/ I Seminário Nacional da Residência Pedagógica, na Universidade Estadual do Ceará. O Cabo Carlos é graduado em Física pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI e participou, durante as 30 h/a do evento, de palestras, mesas redondas e apresentou trabalho científico intitulado 'A visita técnica como ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de física'.
O trabalho orientado por Teresinha Vilani Vasconcelos de Lima (Professora do IFPI – Campus Teresina, Especialista em Supervisão Escolar) analisa os resultados significativos da aprendizagem com a vivência e observação mais próxima do contexto em estudo durante as visitas técnicas. José Carlos avalia que, com os vários estímulos extraescolares que o estudantes têm, torna-se cada vez mais difícil aprender Física e deixar os estudantes motivados por ter conhecimento da disciplina, inclusive surgindo vários questionamentos sobre a aplicabilidade da Física no dia a dia. Assim, segundo ele, a Visita Técnica é uma metodologia utilizada para aproximar o estudante do conteúdo prático e contextualizado, proporcionam rendimento escolar, interação e a formação humana imprescindível ao futuro como ser humano.
O Cabo Carlos, que serve atualmente na Corregedoria da PMPI, conclui que aprender em espaços não formais é essenciais ao ensino e aprendizagem de Física por buscarem novas alternativas e possibilidades de construir conhecimento, mudando-o de aprendizagem mecânica para aprendizagem significativa.