O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar, participou da implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste (CIISPR- NE) no Palácio de Iracema, em Fortaleza-CE, ocorrido na última sexta-feira (07). O espaço é uma iniciativa da União e dos governos nordestinos para reunir informações e alimentar um sistema único que auxilie no combate a facções criminosas interestaduais.
O Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, também esteve no evento, acompanhado do Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens, do Deputado Federal Fábio Abreu e do Chefe do Gabinete Militar, Coronel Marques. O evento contou ainda com a presença do Governador do Ceará, Camillo Santana, e demais representantes da Segurança Pública no Nordeste, além de ser acompanhada pelo Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, juntamente com o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira.
Em sua fala, o ministro Raul Jungmann ressaltou a importância do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), aos moldes do que já acontece na saúde e na educação, para o enfrentamento da violência e da criminalidade, com a união das esferas federais, estaduais e municipais.
O Centro abriga profissionais de segurança dos nove estados e de forças de segurança e justiça de órgãos regionais e nacionais. Para compor a equipe, os agentes participaram do curso Técnicas e Estratégias de Relato Executivo, ministrado pela Federal Bureau of Investigation (FBI), a agência federal de investigação dos Estados Unidos.
Estrutura do CIISPR
O Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste tem como base o Palácio de Iracema, em Fortaleza, e conta com profissionais de 15 instituições de todos os estados do Nordeste.
O trabalho desenvolvido será o de análise e investigação, cruzando os dados e investigações específicas de cada estado e, em especial, as que envolvam mais de um estado. Os profissionais investigam e acionam as forças policiais dos estados para desmembrar o crime organizado em operações sigilosas.
Já na implantação, o CIISPR possui 38 bases de dados dos estados e União. O número ainda pode aumentar, com a implantação do centro em outras unidades da federação. São $15 milhões de investimento do Governo Federal em treinamento de profissionais e aquisição de materiais de tecnologia, como softwares e computadores.
Postagem: Cabo PM Larissa
Fonte: icururupu.com.br
DCOM