Os alunos da 1ª série do ensino médio do Colégio da Polícia Militar “Governador Dirceu Mendes Arcoverde” participaram, na manhã de hoje, 23, de atividade que abordou a questão racial no Brasil.
Na ocasião, foi apresentada palestra Ações afirmativas e o combate ao racismo no Brasil pelo estudante do curso de Licenciatura em História da UESPI Natanael Pereira. Segundo ele “A importância da palestra é mostrar a questão da consciência negra e consciência histórica do Brasil, tentando abrir a mente para tentar pesquisar um pouco mais a história do povo negro, das resistências e também da política de cotas, que é mal vista ainda como comodismo. Então o objetivo da palestra era esse, trazer alguns dados sobre essa questão de cotas raciais e também do povo negro no Brasil”, afirma o palestrante, que faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro (NEPA) e do Observatório Quilombola. O evento contou ainda com a presença de outros pesquisadores do PIBID de História da Universidade Estadual.
A atividade foi realizada mediante convite do professor Raimundo Neto, que ministra a disciplina de História do Colégio da PM. o Professor enfatizou que o objetivo da atividade não é promover o conflito de opiniões divergentes, mas trazer à tona debates importantes ao público discente, tendo em vista a passagem do Dia da Consciência Negra.
Postagem e fotos: Cabo PM Larissa
DCOM