O Governador do Estado do Piauí, Wilson Nunes Martins, lançou na manhã de hoje (28) no Palácio de Karnak, as Unidades de Força Tática, nos Batalhões no interior do Estado, no sentido de realizar ações preventivas e de repressão a atos criminosos no Piauí, principalmente assaltos a bancos, rebeliões e narcotráfico.
Na solenidade também estavam presentes o Comandante Geral da PMPI, Cel Rubens; o Secretário de Segurança, Raimundo Leite; o Secretário de Governo, Wilson Brandão;o Comandante do Policiamento do Interior, Cel Jaime e demais autoridades.
A Soldado PM Sueany, da Companhia de Paulistana,recebeu das mãos do Governador Wilson, sua manicaca no uniforme, marcando a conclusão do Curso de Nivelamento da Força. A única mulher a realizar o curso, entregou ao Governador um gorro da Força Tática.
Para compor a Força Tática, o Governo está investindo mais de R$ 2 milhões, com a aquisição de viaturas, armamento, fardamento e a realização de Curso, com a participação de 22 oficiais e 154 praças, com o objetivo de qualificar e treinar os policiais militares nas unidades nos municípios de Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Esperantina, Oeiras, Campo Maior e Paulistana.
De acordo com o decreto assinado hoje,compete a Força Tática da Polícia Militar, além das atribuições estabelecidas na legislação castrense, na consecução de atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
O decreto ainda afirma que: nas atividades de Força Tática serão atendidos, dentre outros, os princípios de respeito aos direitos individuais e coletivos, inclusive à integridade moral das pessoas; uso moderado e proporcional da força; unidade de comando; eficácia; pronto atendimento; emprego de técnicas proporcionais e adequadas de controle de distúrbios civis e qualificação especial para gestão de conflitos.
Balizados por parâmetros doutrinários de Policiamento de Rondas Ostensivas Motorizadas, as Unidades de Força Tática estarão presentes nas cidades do interior supracitadas reforçando o policiamento ostensivo.
Redação: Sd PM Nadjha
Fotografia: Sgt PM F. Carvalho