Na manhã de hoje (28), ocorreu a Solenidade de Conclusão do I Curso de Polícia Judiciária Militar do Piauí no auditório do Quartel do Comando Geral.
A qualificação surgiu da ação integrada entre a Polícia Militar do Piauí, Secretaria de Segurança Pública, Ordem dos Advogados do Brasil Seccção Piauí e a Universidade Estadual do Piauí, tendo como objetivo capacitar, qualificar e habilitar os profissionais que atuam como agentes da Segurança Pública, atualizando e aperfeiçoando seus conhecimentos, conforme a legislação militar vigente. A formação contou com a participação de 33 alunos e teve carga horária de 208 horas/aula.
Para o Tenente-coronel Costa Lima, Corregedor da PMPI, a maior importância é a qualificação dos policiais que, no cotidiano de trabalho, atuam como polícia judiciária militar. “Eles apuram, fazem inquérito, fazem sindicância, fazem todas as apurações, e para que a gente produza um material de qualidade, e quando esses inquéritos chegarem na Justiça, na 9ª Vara, eles poderão ser bem apreciados por ser um material de qualidade. Ao longo dos anos, nós tivemos dificuldades de ter um material e uma autuação bem feita. Com a Lei 13.491, do final de 2017, que alterou o Código Penal Militar e trouxe para a seara militar muitos crimes que, até então, eram crimes comuns e passaram a ser militares, nós precisamos ainda mais de uma apuração de qualidade”, completou o Corregedor.
O Capitão Maia, concludente do curso, acredita que o objetivo da capacitação foi alcançado com êxito. “Realmente foi uma escolha acertada vir passar 40 dias em Teresina, já que eu moro no interior, porque é um curso extremamente feliz na sua finalidade. Mostrou várias tendências doutrinárias, várias modificações nas legislações que a gente não tinha muito acesso, principalmente questões jurisprudenciais, entendimento dos tribunais, da 9ª vara, e como está a movimentação no campo do judiciário, do Ministério Público, da Corregedoria. Em questão de atualização e capacitação, é um curso excelente, excepcional, só tenho mesmo que tecer elogios tanto ao corpo discente quanto ao corpo docente”, enfatizou o Capitão.
Durante o evento, foram entregues os certificados de participação do curso aos policiais que participaram da qualificação, além de ser feito o descerramento da placa.
Compuseram a mesa de honra o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, O Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens, O Diretor da DEIP, Coronel Silva Ramos, e o Comandante de Policiamento Comunitário, Coronel Paulo de Tarso. Além disso, prestigiaram o evento Presidente da OAB-PI, Dr. Francisco Lucas, o Defensor Titular da 9ª Defensoria Pública Criminal. Após a solenidade, foi servido um café da manhã aos presentes.
Postagem: Cabo PM Larissa
Fotos: Sargento PM Paulo Brito
DCOM