O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Rubens da Silva Pereira, participou do Encontro Gestor Integrado Divisa Segura, no dia 14 de outubro, na cidade de Pedro II. O encontro contou com a participação da cúpula da Segurança Pública dos Estados do Piauí e do Ceará.
A temática principal do encontro foi em torno de ações integradas de segurança, como parte da estratégia da SSPDS/CE para fortalecer o combate à criminalidade no interior dos Estados. Dentre as autoridades presentes e representadas, o comandante do policiamento do interior, Cel Jaime, apresentou um trabalho o qual mostrava a situação da segurança da fronteira entre os Estados, bem como, apresentava estratégias para implementar na operação. No ensejo foi aberto espaço para discussões sobre o projeto, sendo compartilhadas informações e ações voltadas para o serviço.
Com a meta de estabelecer e sedimentar um canal de mão dupla na troca de informações e agilidade nas respostas às ações criminosas, esse encontro tem deixado os comandantes das polícias co-irmãs bastante otimistas. Para o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Rubens, o encontro do grupo gestor é uma importante ferramenta para que as polícias do Nordeste se articulem conjuntamente para combater o crime.
O anfitrião do encontro no Piauí, Capitão David Márion (Cmt da 2ª Cia/12º BPM), falou para a equipe da Assessoria de Comunicação da PMPI sobre a sua empolgação diante do projeto, ele que já vem desempenhando um importante trabalho preventivo que é desenvolvido a partir de um projeto social de grande relevância que estimula a prática de atividades cívicas, sociais e de cidadania.
O Projeto “Cidadão Mirim”, idealizado por ele e executado em parceria com escolas da rede pública de ensino, oferece para crianças a partir de 9 (nove) anos de idade instruções de Ordem Unida, aulas de xadrez, de educação física e de ensino religioso, além de orientá-las para boas práticas cidadãs, como por exemplo participar de campanhas educativas no trânsito.
O Capitão David Márion tem se esforçado no sentido de comandar com cidadania, valorizando seus subordinados quando os trata com urbanidade, proporcionando a estes o máximo de conforto possível na sede da companhia. Sua última aquisição é um “elevado”, uma espécie de supedâneo batizado por ele de “guarita itinerante”, para ser utilizado pelos policiais militares em eventos como carnaval e festejos. A guarita itinerante tem capacidade para quatro policiais, a qual posicionada estrategicamente facilita a percepção por parte dos policiais, dos delinqüentes e infratores.
Redação: Cap PM Lisboa