Os policiais militares do Piauí participarão, a partir do dia 10 de outubro, do curso de capacitação em direção de veículos de emergência. A turma será formada tendo em vista à formação de instrutores de trânsito, que depois poderão capacitar outros policiais.
O principal objetivo do curso é que os policiais que trabalham dirigindo as viaturas tenham uma capacitação para melhor conduzir esses veículos. Esse tipo de capacitação é obrigatória segundo as leis de trânsito brasileiras. “Essa decisão foi tomada após acordo com os policiais. A capacitação de motoristas de veículos de emergência é prevista no código de trânsito”, explica José Adersino, diretor de Ensino da Polícia Militar.
O curso acontecerá na Escola Piauiense de Trânsito. A primeira turma será formada por 25 PMs da capital. Também será oferecido para os oficiais nas cidades do interior, mas só após a formação desses instrutores. “Primeiramente, serão formados os instrutores de trânsito na capital. O objetivo é que depois o curso chegue às cidades do interior”, afirma o diretor.
A instrução é faz parte das metas do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, onde as capacitações visam um aperfeiçoamento da polícia no Estado. Ainda nesse ano, acontecerá o curso de formação no combate ao crack cuja meta é forma mais de um mil policiais no enfretamento ao crack e outras drogas.