Iniciou na tarde desta segunda-feira, 6, o I Curso de Polícia Judiciária Militar do Piauí com a aula magna no auditório da OAB, com o tema “novas perspectivas do direito militar: sistemas de polícia judiciária militar”, ministrada pelo Dr. Ronaldo João Roth, Juiz de Direito da 1ª Auditoria da Justiça Militar do Estado de São Paulo.
O palestrante esclareceu que existem nas Polícias e Bombeiros Militares oficiais habilitados para exercerem a função de delegado de polícia judiciária militar, que serão aqueles que vão investigar, reprimir e elucidar os crimes militares e tratou também dos novos crimes que são temática da Lei 13.491/17 que ampliou o conjunto de crimes militares.
O presente curso surgiu da ação integrada entre a Polícia Militar do Piauí, a Secretária de Segurança Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí e a Universidade Estadual do Piauí. Com duração de 208 horas e 37 participantes, sendo 35 da Polícia Militar e 02 do Exército Brasileiro, o curso objetiva capacitar, qualificar e habilitar os profissionais que atuam com atribuições de Policia Judiciária Militar, atualizando e aperfeiçoando seus conhecimentos conforme a legislação militar vigente.
O evento foi presidido pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho Melo, e contou com as presenças do Secretário de Segurança Pública do Piauí, Coronel Rubens da Silva Pereira, do Exército Brasileiro, Coronel Alerrandro, Comandante do 2º BEC, do Vice-presidente da OAB, Secção Piauí, Dr. Lucas Vila, de oficiais e praças da PMPI, advogados, promotores, juízes, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Teresina.
No final, autuaram como debatedores, o Tenente-coronel Jorge, representado a PMPI e o Dr. Roberto Freitas Filho, Defensor Público da 9ª Vara Criminal.
O corregedor da Polícia Militar do Piauí, Tenente-coronel Costa Lima, avaliou como importante a realização do curso, no sentido de qualificar melhor os oficiais da Corporação, advindos de batalhões de todas as regiões do Estado, na execução da função de polícia judiciária militar.
DCOM/PMPI
Postagem: Sgt Paulo Brito
Fotos: Sgt F Carvalho