Forças de Segurança Pública e Juízes Eleitorais se reuniram na manhã desta quinta-feira, 02, no auditório de Tribunal Regional Eleitoral em Teresina para discutirem o plano de segurança das eleições 2018.
O Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, Presidente do TRE-PI, abriu o encontro que contou com as presenças de Oficiais do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Juízes Eleitorais da Capital e cartórios eleitorais do interior via videoconferência. Na seqüência, o Coronel Leônidas do Exército Brasileiro, o Coronel Lindomar, Comandante da Polícia Militar e o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, apresentaram seus planejamentos.
Da Polícia Militar do Piauí serão empregados no período de 4 a 8 de outubro 392 oficiais nas 82 zonas eleitorais nos 224 municípios e 3608 praças empregados, um em cada local de votação na Capital e Interior. Os deslocamentos ocorrerão em 75 rotas organizadas pela Coordenação Geral de Operações e distribuídas pelos cinco grandes comandos que partem de quartéis de Teresina e dos batalhões das maiores cidades do Interior.
Segundo o Coronel Lindomar o plano da Polícia Militar se integra com o das demais instituições participantes otimizando os meios disponíveis e acredita que transcorrerá tudo dentro da normalidade como em pleitos anteriores e esclarece ainda que o policiamento ostensivo ordinário, sobretudo na Capital, não sofrerá descontinuidade com o emprego do efetivo em escalas com a folga reduzida.
Na oportunidade, o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, colocou ainda uma possibilidade para o TRE, no planejamento das próximas eleições, como realizado já em outros Estados da federação, com o aproveitamento da segurança orgânica já existente nos locais de votação para a guarda das urnas e a destinação do efetivo da Polícia Militar na intensificação do policiamento ostensivo preventivo.
DCOM