A Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Piauí (DIPM) realizou hoje (28) o I Seminário de Inteligência de Segurança Pública, com o tema “A Inteligência e o compartilhamento das informações através da integração estratégico/operacional na esfera de segurança pública”.
O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral, e teve como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes e promover a interação entre os Subsistemas de Inteligência do Estado e outros setores e Instituições que desenvolvam ações de Inteligência, visando o aprimoramento das ações desenvolvidas e consequentemente uma melhora significativa em termos profissionais, de forma a proporcionar uma melhor reflexão com vistas ao desenvolvimento de uma prestação de serviço com nível de excelência, beneficiando os órgãos partícipes e envolvido com o tema, mas acima de tudo a sociedade e o Estado como um todo. O evento teve a participação dos profissionais de Inteligência da PMPI, pessoas das Instituições coirmãs, Comandantes, Chefes e Diretores da PMPI.
O Oficial de Inteligência Esaú Feitosa, Superintendente da ABIN no Piauí, ressaltou que o objetivo do Seminário de Inteligência é falar sobre fatores importantes que a Inteligência Estratégica trata no cenário de Segurança Pública, destacando que “A inteligência Estratégica na análise de Facções Criminosas e de assaltos à instituições financeiras são dois pontos que estão em voga no Brasil e principalmente no Nordeste, uma vez que o crescimento da presença de facções criminosas no Nordeste é elevado, e no Piauí existe um cenário de relativa tranquilidade, por isso a inteligência trabalha de forma preventiva.
O Diretor de Inteligência da PMPI, Tenente-coronel PM Scheiwann Lopes, assim se expressou: “o objetivo desse seminário é fazer uma integração e a reunião do Sisbin. A Abin é um órgão parceiro que semestralmente faz reuniões do Sisbin voltado para a comunidade de inteligência, e aproveitando a ocasião desse momento com a nova Diretoria do Piauí, o Esaú Feitosa, procuramos fomentar o evento, trazendo palestrantes de fora abordando temas atuais, de interesse da Segurança Pública. Vai ser uma manhã toda de troca de informações, para que possamos ter cada vez mais conhecimentos específicos para melhor servir a sociedade”.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, destacou que esse Seminário visa ajudar a despertar nos comandantes e nos demais policiais, uma atenção melhor para área de inteligência, "hoje estamos realizando uma integração com as outras Inteligências e tratando de dois temas importantes, como as facções criminosas que é uma realidade hoje no Brasil,embora no Piauí não tenha nenhuma ação concreta, nós já estamos nos preparando e despertando nossos policiais para evitar futuramente essas ações que já acontecem em outros estados. E também tratar de outro tema muito importante, que é o Novo Cangaço,nós sabemos que no interior do estado o Novo Cangaço é uma realidade, e queremos ver como a PM dos outros estados estão enfrentando isso e o que podemos aproveitar para poder aplicar aqui também, no Piauí”, finalizou o Comandante Geral.
Postagem:SAV Alveralicy
Fotos:Sargento PM F. Carvalho
DCOM