Na tarde de ontem (19), aconteceu o Arraial do Centro de Equoterapia da Cavalaria da Polícia Militar do Piauí, no Esquadrão Independente de Policiamento Montado (EIPMONT).
O arraial acontece todos os anos, de acordo com o Major Jamson, Comandante da EIPMONT, “Hoje, atendemos 150 pessoas entre crianças e adultos que recebem vários tipos de tratamentos, ficamos felizes por poder proporcionar esse tipo de socialização. O objetivo da equoterapia não é só o tratamento, mas também dar qualidade de vida e a socialização. Hoje, nesse evento, proporcionamos integração entre as crianças e também os pais participaram”. A
festa junina teve quadrilhas, comidas típicas e apresentações, com a
participação dos pais e das crianças, e foi um momento de bastante
alegria.
Durante o evento, Francisca, mãe de uma criança que participa do projeto há 3 meses, relatou que seu filho tem autismo e que, através do projeto, notou melhoria no seu comportamento, pois ele está mais calmo, concentrado, e que pretende continuar na Equoterapia. Já Marlúcia, cuja filha tem microcefalia e paralisia cerebral, informa que ela faz o tratamento desde os três anos de idade. “Hoje, ela tem sete anos. Ela antes não caminhava, não sentava e hoje ela caminha devido à Cavalaria, que melhorou a vida dela. Sou grata à Polícia Militar do Piauí por esse trabalho”.
A Equoterapia é um método terapêutico, paralelo à terapia tradicional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, utilizando-se das áreas da equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. No Piauí, é um projeto desenvolvido pela PMPI que contribui para a saúde de muitas crianças e adultos.
Postagem: Cabo PM Larissa/ SAV Alveralicy
Fotos: Jardenya Bezerra
DCOM