Representantes da Polícia Militar do Piauí realizam visita técnica à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Brasília e à Polícia Militar do Paraná (PMPR).
Compuseram a comitiva a Major PM Ayla, Comandante da CIPTRAN (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), e o Aluno CFC Stanley, também daquela unidade, juntamente com o Senhor Evaldo Cunha, Analista de Sistemas da Agência de Tecnologia da Informatização do Piauí (ATI). De acordo com plano de ação do Comando Geral da PMPI, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), a viagem teve o intuito de estudar a possibilidade de implantação de um sistema informatizado para expedição de Boletins de Acidente de Trânsito nas ocorrências envolvendo apenas dano material, uma vez que essas instituições já realizam esse tipo atendimento, com objetivo de dar maior fluidez e fiscalização de trânsito nas vias com maior índice de acidentes.
Equipe visita o BPTran da PMDF e a Superintendência da PRF em Brasília-DF
O Coordenador de Planejamento e Controle Operacional da PRF, Inspetor Djairlon, sinalizou a intenção de construir parceria de colaboração, atendendo ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Transito (PNATRANS) e o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.
O grupo de trabalho também esteve presente no Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Distrito Federal, para conhecer as ações desenvolvidas por aquela Unidade no tocante à realização de blitz de fiscalização em trânsito, principalmente aquelas voltadas para a alcoolemia.
PMs conhecem sistema BATEU da Polícia Militar do Paraná em Curitiba-PR
Levando em consideração a demanda crescente no atendimento de acidentes de trânsito sem vitimas, o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Paraná (BPTran) implantou, desde 2011, o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU) que se faz presente nos 399 municípios do Estado do Paraná e atende a uma população estimada em mais de 11 milhões de cidadãos. Essa atitude reflete uma padronização das condutas laborais das unidades de trânsito, transformando dados em informações reais por meio de estatística, o que proporciona o emprego adequado do policiamento de forma efetiva.
Em reunião com os colaboradores da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), responsável pela implementação da tecnologia do BATEU, a comissão pôde conhecer todo o potencial de integração, vantagens e eficiência oferecidas à Polícia Militar do Paraná.
“Nós viemos conhecer o BATEU, para saber como ele é empregado no Paraná, pois queremos levar esse avançado sistema para o nosso estado, o que vai maximizar a atuação dos militares estaduais no tocante ao policiamento ostensivo e à fiscalização do trânsito”, afirmou a Major Ayla, que, na oportunidade, conheceu a Comandante Geral da PMPR, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, e explanou a sua felicidade nesse momento. “Isso mostra que estamos no caminho certo, sei que ela vai cumprir muito bem o papel dela, não por ser mulher, mas mulher e policial militar”, completou a Major.
Sistema BATEU: Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado
O Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado - BATEU - teve o início de seus trabalhos do projeto em 2009, em Curitiba. Em 2011, o BPTran iniciou o módulo digitação BATEU, com atendimento no local da ocorrência e na secretaria. Em 2012, passou-se a utilizar a internet como ferramenta no registro de acidentes sem vítimas e na capacitação das unidades do interior do Estado do Paraná. Atualmente, o boletim é divido em registro de acidentes no local (com ou sem vítima), diretamente na Central de Atendimento do BPTran (Secretaria) ou pela internet (sem vítima).
Postagem: Cabo PM Larissa