O Seminário Internacional sobre Segurança Pública, que tem como tema “ Um diálogo pelo direito à vida, à liberdade e à paz”, ocorreu de 5 a 8 de junho de 2018 na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
O Subcomandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Alberto, esteve presente no evento e comentou sobre o Sistema Expia, “É um sistema desenvolvido pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) do estado do Ceará em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, onde se faz um sistema individualizado e qualificado da abordagem. O policial aborda exatamente aquele veículo que tem uma característica de crime, ele é detectado através de um sistema de monitoramento de câmeras. Esse programa faz a leitura inteligente e alerta nas guarnições, diretamente para o monitor das viaturas, que fazem uma abordagem em cima daquele condutor e daquele veículo, então é uma abordagem inteligente”.
O Estado do Ceará está dividido em 10 áreas integradas de policiamento, em cada área dessas tem um Batalhão, onde há duas delegacias e 5 companhias integradas com todo um Sistema de Segurança. São 12 órgãos que fazem parte do CIOPS e das áreas integradas.
O sistema já está sendo utilizado no Ceará e Pernambuco, começando pela região Nordeste. Será assinado um convênio entre todos os órgãos que realizam Segurança Pública e que podem receber esse sistema de monitoramento de câmeras. Em seguida, foi realizada uma visita ao CIOPS para verificar como ele funciona na prática.
Visita à 10ª Região Militar
Na parte da tarde, a visita ocorreu na 10ª Região Militar. O Coronel Alberto conversou com o Comandante da 10ª Região, General Cunha Matos, sobre a solicitação que a Polícia Militar fez ao exército da cessão de 100 fuzis para serem utilizados nas Forças Táticas da PMPI, reforçando as operações no combate às ações criminosas conhecidas como "novo cangaço", que são realizadas contra o sistema financeiro do nosso Estado.
Postagem: Cabo PM Larissa/ SAV Ingrid Rodrigues
DCOM