INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
PMPI negocia com manifestantes em Terminal de Petróleo e bloqueio é encerrado
29/05/2018 - 12:29  
  
Twitter 
Google+ 
TC PM Júlia Beatriz da CGCDH (foto: Catarina Malheiros)
Desde o início da manifestação dos caminhoneiros, em 21 de maio, em todo o território brasileiro, a Polícia Militar do Piauí esteve acompanhando as negociações com os representantes estaduais do movimento. Após longas tentativas de conciliação e acordos a nível nacional, estadual e local, o bloqueio da entrada e saída no Terminal de Petróleo de Teresina-PI, que já durava quatro dias, chegou ao fim na noite de ontem (28).

Veja mais fotos aqui

Sem que houvesse confronto nem uso da força, os manifestantes, formados não só por caminhoneiros, mas também por motoristas de aplicativos e populares, decidiram deixar o movimento. A operação de negociação com os participantes da manifestação foi realizada em conjunto por vários órgãos de Segurança Pública, como a Secretaria de Segurança do Estado, sob a Coordenação do Secretário de Segurança Pública Coronel Rubens, e as Polícias Civil, Rodoviária Federal e Militar – esta última representada pelo Subcomandante Geral, Coronel Alberto, além do Coordenador Geral de Operações, Coronel Márcio, da Coordenadora de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos, Tenente-coronel Júlia Beatriz, dos Comandantes do Policiamento I e II, Tenente-coronel Lucena e Tenente-coronel Rodrigues respectivamente, do Comandante do Policiamento do Semiarido, Tenente-coronel Antoni, e das guarnições de diversas Unidades Operacionais, como BPRONE, BOPE, BPRE, CIPTRAN e Forças Táticas do CPM I e II. Ao longo de 12h, as conversações foram comandadas pela Tenente-coronel Júlia Beatriz, resultando na liberação dos caminhões de combustíveis.
GREVE DOS CAMINHONEIROS

A partir das 20h30, foi desobstruída a saída de 48 caminhões de combustíveis, sendo que 13 deles foram escoltados pela PRF até as cidades de Bom Jesus, Picos e Parnaíba, e 35 foram distribuídos para a capital, sob a escolta de guarnições da Polícia Militar. Até as 22h de hoje (29), já foram liberados 5.558.500 litros de combustíveis transportados por 262 caminhões.





A greve dos caminhoneiros no Piauí

Desde o dia 21, quando as manifestações tiveram início, o Coordenador Geral de Operações, Coronel Márcio, e a Coordenadora de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos, Tenente-coronel Júlia Beatriz, monitoraram os pontos de bloqueio na capital e no interior do Estado, posto que o Governo Federal não teve êxito nas negociações e a greve foi se fortalecendo.

Os representantes da PMPI participaram de reunião realizada no Gabinete de Gerenciamento de Crise do Piauí, no último sábado (26), onde foi descartado o uso da força policial para a desobstrução de estradas federais no Estado. Com a participação de várias instituições de Segurança Pública, foi discutida também a situação do reabastecimento dos postos de combustíveis, quando foi decidida a deliberação com os grevistas sobre a liberação de pelo menos 30% do combustível necessário para abastecer Teresina, para que os serviços essenciais não fossem interrompidos.
greve dos caminhoneiros

No dia seguinte, nova reunião ocorreu e a Secretaria de Segurança Pública decidiu pela notificação dos representantes do movimento grevista para a desocupação pacífica do Terminal de Petróleo de Teresina, atendendo a uma requisição do Ministério Público Federal. No mesmo dia, foi Publicado Decreto no Diário Oficial da União que autorizou o uso das Forças Armadas em todo o território nacional para liberar as rodovias, todavia o uso das tropas não foi necessário no Piauí.

“Agradeço a todos os policiais militares que estiveram no teatro de operações, todas as equipes do policiamento especializado, das viaturas de área, das forças táticas de todas as unidades da capital e ao Subcomandante Geral, Coronel Alberto, que esteve presente desde o primeiro momento. Não tivemos nenhum incidente grave, tudo foi negociado", ressaltou o Coronel Márcio, que aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho realizado pela Coordenadora de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos da PMPI. ”Gostaria de fazer um agradecimento todo especial à Tenente-coronel Júlia Beatriz, que foi a peça chave em todo o contexto do movimento dos caminhoneiros e dos motoristas de aplicativos. Desde a semana passada ela está à frente da negociação, compareceu a todas as reuniões, tanto no Gabinete de gerenciamento de Crises quanto com as lideranças diuturnamente. A sua atuação positiva e proativa facilitou e muito o trabalho que foi feito pelo restante de todas as outras equipes. Ela, com toda a sua competência, profissionalismo e compromisso com a instituição, esteve, em todos os momentos, à frente, com controle emocional, com bom senso. Soube superar todas as dificuldades, alguns momentos difíceis que nós testemunhamos juntos”, elogiou o Coordenador Geral de Operações da Polícia Militar.   


Postagem: Cabo PM Larissa
Fotos: PMs/Unidades
DCOM
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br