Dos dias 16 a 26 de março de 2018, a Polícia Militar do Piauí porá em prática, nesta Capital e no interior do Piauí, a Operação Quaresma Segura. Na manhã de hoje (16), houve o lançamento da Operação no pátio do Quartel do Comando Geral.



A ação recebeu esse nome por ser realizada no período da Quaresma, baseada nos dados estatísticos apresentados de 15 em 15 dias nesta Instituição, em que foram identificadas as localidades onde há maior índice de criminalidade em Teresina e no interior. Haverá saturação das áreas mais vulneráveis à ação de infratores, por meio da intensificação do policiamento, para coibir o tráfico de drogas, o porte ilegal de arma de fogo, o roubo e furto a transeuntes, roubo e furto de veículos.
A Operação Quaresma Segura visa otimizar o policiamento ostensivo em pontos-chave, tomando como referência as estatísticas que a PMPI reúne para trabalhar de maneira mais direcionada, e será efetivada por todas as Unidades Operacionais da Polícia Militar, em ações diárias com horários aleatórios em todo o estado do Piauí.
Segundo o Coronel Alberto, Coordenador Geral de Operações (CGO), esta Operação foi determinada pelo Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, e acompanhada também pelo Subcomandante Geral, Coronel Lindomar Castilho, com o objetivo de reforçar o policiamento, por meio dos Grandes Comandos, neste período da Quaresma, garantindo a segurança dos cidadãos e de seu patrimônio.
Durante ação, será usado o Expediente Operacional, que acontecerá duas vezes na semana, onde o policial será retirado do expediente administrativo e reforçará locais críticos, como as pontes e as zonas de comércio. Também haverá o pagamento de planejadas, onde o policial trabalhará em suas folgas, além dos cem policiais militares à disposição de Órgãos Públicos que irão reforçar o patrulhamento na Capital, começando pela zona leste nesta sexta-feira (16).
Fotos: Jardenya Bezerra