INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
CEP recebe visita do Ministério Público e planeja parcerias
15/03/2018 - 11:54  
  
Twitter 
Google+ 
Cmt Geral acompanhado da Promotora Luana Azerêdo (MP-PI)
Durante a Formatura Geral dos alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Piauí – CFSD/2018 – da manhã de hoje (15), no Centro de Educação Profissional – CEP, os futuros policiais militares em formação receberam a visita do Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, e de representante do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI).

Veja as fotos aqui

Nesta primeira visita ao CFSD/2018, O Comandante cumprimentou e parabenizou os alunos do curso, além de aproveitar a oportunidade para atender ao pedido da Sra. Luana Azerêdo Alves, Promotora do MP-PI, que queria conhecer detalhes sobre a formação dos profissionais da Corporação, bem como a grade curricular seguida, para desenvolver parcerias.

“A Polícia Militar está sujeita ao controle externo do Ministério Público, isso é uma matéria constitucional, pois uma das missões do Ministério Público é o controle externo das polícias, e nós temos muito orgulho de ter essa parceria. Como disse a Dra. Luana, o Ministério Público pode muito mais dentro do Sistema de Segurança Pública. Nós temos uma necessidade muito grande de estar integrando os órgãos de Segurança Pública, não só as polícias, mas também Ministério Público, Sistema Penitenciário, com as ações sociais do Estado. Nós recebemos muito o peso de quando a criminalidade está atuando em um bairro, em uma cidade, mas essa responsabilidade tem que ser dividida, compartilhada com cada órgão”, informou o Coronel, que ressaltou, ainda, o objetivo das formações e capacitações da instituição de preparar os policiais, a cada dia, para dar os encaminhamentos corretos nas diversas situações com que se depararem durante o trabalho, “Grande parte das ocorrências e encaminhamentos não depende somente da atuação da Polícia Militar”, completou.


Projetos Pedagógicos dos cursos da PMPI: o reforço dos Direitos Humanos em 1° lugar

MPPI

Segundo do Tenente-coronel Sá Júnior, Diretor do CEP, é um prazer receber a visita do Ministério Público, que tem sido parceiro da Polícia Militar. Para ele, a presença de um órgão de fiscalização e controle dá transparência e legitimidade a todas as ações. “No Centro de Educação Profissional, como órgão executor do Ensino na Polícia Militar, adotamos todas as estratégias que já emanam da nossa Diretoria de Ensino, e colocamos em prática os projetos pedagógicos. Em cada curso existe o seu projeto pedagógico, que é direcionado dentro de uma matriz curricular adotada a nível nacional pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Nós temos, como máxima, trabalhar o reforço dos direitos humanos, com relação à dignidade da pessoa humana, do servir à sociedade, do policial inserido dentro das comunidades. Essa visão que nós adotamos hoje é para que, com o ensino de qualidade, nós tenhamos um serviço de excelência oferecido à sociedade piauiense”, explanou do Tenente-Coronel.

Além da formação adequada, para o profissional policial militar também é importante a vocação para servir, segundo a concepção do Diretor do CEP, devido às características próprias da profissão. “É uma profissão diferente, que exige muito do profissional em todos os aspectos: físico, intelectual, moral, psicológico. A nossa Polícia Militar, hoje, trabalha dentro desta ótica, dessa maneira de levar conhecimento aos nossos discentes para que eles realmente absorvam, e também trazer conhecimentos de fora, trazer pessoas que venham contribuir de maneira positiva para o engrandecimento deles como profissionais e, principalmente, como pessoas e atores da segurança pública na sociedade”.


Projeto Polícia Militar – Capacitar para Servir


A visita do Ministério Público do Piauí teve como objetivo estreitar o relacionamento com a PMPI, além de intensificar a atuação do MP-PI nas capacitações da Corporação, como explica a Promotora Luana Azerêdo Alves, que faz parte do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo de Atividade Policial – GACEP, “Eu  vim aqui para prestigiar essa formação matinal da Polícia Militar e também para conversar com o Comandante Geral a respeito da possibilidade de o Ministério Público ser mais parceira da Polícia Militar, fomentando a capacitação periódica dos policiais militares de forma a atender às demandas sociais, a prestar um serviço de maior qualidade à população sempre”, explicou a promotora.

O GACEP, em parceria com a PMPI, pretende, no biênio 2018/2019, por em prática o Projeto “Polícia Militar: Capacitar para servir – Uma via de mão dupla”, que busca, por meio da qualificação periódica e contínua de policiais militares, garantir à sociedade uma atuação segura e eficaz da Polícia Militar, sempre atenta aos limites legais e humanitários. Para isso, serão usadas como estratégias o fortalecimento do controle externo da atividade policial, o aperfeiçoamento da comunicação entre o GACEP e a Polícia Militar e o impacto na realidade social.



Texto: Cabo PM Larissa
Fotos: Sargento PM F. Carvalho
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br