INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
PMPI promove evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher
08/03/2018 - 13:30  
  
Twitter 
Google+ 
PMs mulheres relembraram conquistas dentro da Corporação
Na manhã de hoje, dia 08 de março, a Polícia Militar do Piauí promoveu solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG).

Veja as fotos aqui

Na ocasião, diversas policiais foram homenageadas em nome de todas as policiais militares pertencentes à Instituição, momento em que todas celebraram as inúmeras conquistas desde que passaram a fazer parte das fileiras da PMPI, nos anos 1980. A Coronel Solange – atualmente a mulher mais antiga dentro da hierarquia policial militar e que fez parte da primeira turma da Polícia Militar do Piauí a admitir mulheres, juntamente com a Tenente-Coronel Júlia Beatriz – uma das homenageadas, falou sobre o sentimento de pertencer à Corporação. “Eu me sinto muito honrada de fazer parte da Instituição Polícia Militar, como eu sempre falo, uma Instituição com quase duzentos anos de existência, e me sinto muito gratificada por ter sido convidada a participar dessa solenidade em homenagem às mulheres policiais militares e em homenagem às mulheres de um modo geral. Isso me trás muita satisfação, muita alegria, e peço a Deus que continue nos conduzindo, nos orientando e nos protegendo para que possamos, todas nós, desempenhar as nossas atribuições e as nossas funções com competência, com honestidade e, principalmente, com muito trabalho”.

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, esteve na solenidade e afirmou ser motivo de orgulho estar à frente do Comando de uma Instituição que, apesar de ainda ser predominantemente masculina, é um lugar onde as mulheres estão presentes em todos os tipos de funções e serviços. “Há muitas conquistas, desde a década de 90, da mulher dentro da nossa atividade policial militar, e nós, hoje, temos mulheres em todas as graduações, todos os postos, do primeiro ao último, tão bem desempenhando a atividade de polícia, em todas as regiões do Estado. A presença da mulher no dia a dia das comunidades, no policiamento ostensivo preventivo fardado é uma realidade”, completou. 

Também esteve presente a Vice-governadora Margareth Coelho, que aproveitou a ocasião para lembrar que o Dia Internacional da Mulher, não obstante as costumeiras homenagens e flores, é essencialmente um dia de luta por direitos e por equidade de gênero. “Embora tenha se transformado em um dia de homenagens, para mim e para tantas, hoje é um dia de luta. É um dia que marca a morte de tantas mulheres que lutaram por liberdade, por igualdade de direitos, pelo direito de trabalhar e pelo direito de serem remuneradas. Portanto, é uma data em que nós devemos fazer um balanço das nossas conquistas e marcarmos novas pautas, sabermos que espaços faltam conquistar e as dificuldades que temos que enfrentar para isso. Então queremos flores, queremos homenagens, sim, e muitas de nós merecem isso, mas, acima de tudo, nós queremos respeito pela nossa luta e queremos que as nossas pautas sejam ouvidas, compreendidas e adotadas. 8 de março é um dia de encontro, de reencontro, sempre com muita fé, com muita esperança de que, quando todas se juntam, quando todas lutam, a nossa rede balança e a gente consegue vencer”, enfatizou a Vice-governadora, que comentou o fato de ainda serem poucas as mulheres nas profissões ligadas à segurança pública, com base na ideia de que existem profissões que são típicas de homens e profissões que são típicas de mulheres, “Acho que tem que ter profissões de seres humanos, isso é que é a verdade! Durante um longo tempo, ficou como se as polícias fossem profissões realizadas a partir da força física, e na verdade a gente sabe que segurança pública é feita com estratégia, com inteligência, com competências outras que não meramente a força física. E, se depender da força física, a mulher também tem, basta treinar para isso. Então esse é um espaço que precisa ser ampliado”, completou.

Para a Soldado Camila, que faz parte da Força Tática do 8° Batalhão, a presença de mulheres no serviço ostensivo na rua é cada vez mais importante, “a gente vê que, cada vez mais, as mulheres estão portando armas, portando drogas, então é muito importante ter sempre uma mulher na rua para essas abordagens femininas. Cada dia mais, a gente precisa estar na rua e se fazer presente”, afirma. Além disso, ela relatou um pouco da experiência de fazer parte de um grupo de policiamento tático, “Eu gosto muito do serviço de rua. Vejo que é muito importante a nossa participação, e, principalmente, nos cursos a gente sente que pode e consegue, sim. A gente precisa desse treinamento, dessa qualificação para melhor exercer a nossa profissão na rua”.

Após a solenidade, o comediante Dirceu Andrade animou o evento com a apresentação de show de humor. Em seguida, foi servido um coquetel na quadra do QCG, com apresentação da Banda da PM e sorteio de brindes às mulheres presentes.



Texto: Cabo PM Larissa
Fotos: Sargento PM F. Carvalho e Jardenya Bezerra

Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br