Na manhã desta sexta-feira (27) a Polícia Militar do Piauí realizou a Solenidade de Formatura do II Curso de Formação de Educadores Sociais na Categoria Instrutor, do Programa Educacional de Resistência Às Drogas e à Violência - PROERD/PMPI.
A solenidade contou com a presença do Subcmt Geral da PMPI - Cel Carlos Augusto, representando o Governador Wilson Martins e o Cmt Geral - Cel Rubens da Silva Pereira, o Diretor de Ensino da PMPI - Cel Jose´Adersino, a Secretária Executiva da Câmara Estadual de Enfrentamento do Crack - professora Zita Villar, o Coordenador Estadual de Polícia Comunitária e Cidadania - Cel J. Oliveira, o Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD/PMPI - Maj Baltazar, Integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal e da Polícia Militar do Maranhão, demais autoridades militares e civis.
O II Curso formou 30 Educadores Sociais, policiais militares capacitados a atuar na tarefa da Polícia Militar em proporcionar à sociedade uma resposta através de um caminho mais rápido no combate e prevenção ao uso de drogas. A solenidade ainda contou com a encenação de um monólogo apresentado por uma das concludentes, a 1ª Ten Sílvia Aletice Azevedo Brito e com a entoação da canção do Proerd por todos os concludentes do curso.
Em nome do Cmt Geral da PMPI, Cel Rubens, o Sbcmt Geral da PMPI, Cel Carlos Augusto parabenizou e exaltou o trabalho desenvolvido pelo PROERD/PMPI e pelo Maj Baltazar, dizendo que trabalhos como este tornam-se cada vez mais importante, à medida em que a sociedade toma conhecimento de que a Policia Militar não trabalha apenas de forma ostensiva, mas principalmente de forma preventiva procurando desenvolver atividades voltadas à diminuição do número de usuário de drogas em nossa sociedade. Ao final da solenidade o Cel Carlos Augusto foi presenteado com o DAREN, um boneco que representa o síbolo do Programa na PMPI.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD/PMPI vem sendo desenvolvido pelas Polícias Militares do Brasil desde 1992 e teve sua origem baseada no Drug Abuse Resistance Educatio - DARE, um programa criado em Los Angeles- EUA em 1983. De cunho educacional que surge como alternativa de prevenção ao uso de drogas. O PROERD tem caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar do Piauí, oferecendo atividades educacionais a crianças e adolescentes ajudando-as a desenvolver suas potencialidades, preparando uma geração consciente do exercício de sua cidadania para o futuro.
Redação: Sd PM Robercy